Representando os amigos da Apae, jovem é eleito vereador mirim em Lagoa da Prata

(Foto: Davi Lamounier/Arquivo pessoal)

Representando os amigos da Apae, jovem é eleito vereador mirim em Lagoa da Prata

O jovem Davi Lamounier, de 18 anos, é o mais novo ‘vereador mirim’, em Lagoa da Prata. Representado os amigos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Davi já tem a data da posse marcada – será em 1 de agosto, na Câmara Municipal.

Em Lagoa da Prata, o projeto “Vereador Mirim” já existia na Câmara e foi implementado pelo ex-vereador Adriano Moreira, no entanto, na pandemia, foi paralisado. Porém, a atual legislatura em consonância com escolas do município, modernizou o projeto colocando-o para funcionar novamente.

À reportagem, Davi falou que concluiu o ensino médio em 2021 e, por ser cadeirante, decidiu voltar à Apae para fazer um curso.

“Retornando à Apae e na convivência com meus novos colegas, fui eleito em primeiro lugar, como vereador mirim para representá-los. Meu sentimento é de alegria, felicidade, e gratidão a Deus por ter conseguido essa conquista”, contou Davi.

Ele ainda disse que em primeiro momento, houve uma reunião na Câmara, para a apresentação, e logo na segunda reunião, foi eleito como autodefensor de quatro regionais da Apae.

“No dia 20 de junho estaremos em Pará de Minas no Fórum Regional das Apae’s. com a Apae, realizaremos projetos em prol da comunidade, à família ‘Apaeana’”, disse o vereador mirim.

(Foto: Davi Lamounier/Arquivo pessoal)

 

O que significa ser vereador mirim?

Ao Sou+Lagoa e Jornal Cidade, a atual presidente da Câmara, Carol Castro contou que o projeto “Vereador Mirim” tem o objetivo é aproximar os pré adolescentes e adolescentes, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, ao Poder Legislativo, e os eleitos poderão conviver dentro da realidade da Câmara, aprender como se faz uma lei, todo o processo legislativo, a separação dos poderes [legislativo, executivo e judiciário] e a importância da representatividade da população de Lagoa da Prata.

“Na verdade é uma reativação do projeto que esteve paralisado devido à pandemia por conta do projeto de total vinculação com a escola presencial. No caso da Apae, a escolha do vereador mirim pode se dar de forma diferente por conta da educação especial e o público merecer outras estratégias de escolha [conforme o parágrafo sexto do artigo terceiro da Resolução 672/2013, alterada pela Resolução 789/2015]. A eleição das escolas de ensino regular será dia 23 de junho, onde serão eleitos os candidatos que obtiverem mais votos nas outras nove escolas”, disse Carol.

Deixe um comentário

Bárbara Félix

https://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.