Granja de Lagoa da Prata recebe 1º selo de certificação de ‘Frango Caipira Legítimo’

A proprietária da Aviprata, Catia Borges Ferreira recebeu o certificado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). (Foto: AviNews)

Granja de Lagoa da Prata recebe 1º selo de certificação de ‘Frango Caipira Legítimo’

Minas Gerais registrou a primeira certificação por órgão oficial para o frango caipira. O certificado foi emitido  pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para a granja Aviprata, localizada aqui em Lagoa da Prata.

Para a proprietária da Aviprata, Cátia Borges Ferreira, o selo de um órgão sério como o IMA traz confiabilidade ao seu produto.

“Com o aumento da produção, as características do frango caipira podem ser questionadas pelos consumidores. A certificação garante o cumprimento de todas as diretrizes da produção caipira como alimentação exclusiva de origem vegetal, isenta de melhoradores de desempenho, acesso a piquete e alimentação alternativa, dentre outras”, informou Cátia à revista de avicultura ‘AviNews’.

A produtora, que é zootecnista com doutorado em avicultura. (Foto: AviNews)

Após obter o certificado ‘Minas Frango Caipira’, a Aviprata, que distribui seus produtos em açougues, mercearias e mercados, conseguiu fechar contrato com uma grande rede de supermercados. A manutenção do selo é garantida, ou não, a partir de auditorias que são realizadas anualmente pelos agentes do IMA.

Cátia ainda falou que para conseguir a certificação são necessários investimentos em adequações de infraestrutura para atender todas as exigências desse modelo de produção. Para ela, o maior desafio para o produtor é manter a atividade rentável, já que os investimentos para a certificação aliam-se a um sistema de produção que chega a ser até cinco vezes mais custoso que o do frango comercial.

“Enquanto o frango comercial é produzido num período de 40 a 42 dias, o frango caipira chega a 80, 90 dias. Então, nossa expectativa é de que o retorno desse investimento aconteça dentro de um prazo de dois a três anos”, completou a proprietária da Aviprata.

A produtora planeja começar a ampliar a produção a partir de 2019, e ressalta que a previsão para o próximo ano é triplicar o que produzem hoje. Atualmente, a Aviprata produz dois mil frangos caipiras por ciclo.

Deixe um comentário

Redação