Idosos atendidos pelo SOS reunidos antes da pandemia. (Foto: Maria Luiza Toledo/Arquivo pessoal)
“É uma grande riqueza para nós cuidar dia após dia dos idosos”, diz coordenadora do SOS
Bárbara Félix
No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Esta data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 do Estatuto do Idoso entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos as atitudes com relação aos idosos.
Nesta quinta-feira, o Sou+Lagoa falou com coordenadora do Serviço de Obras Sociais (SOS), Maria Luíza Toledo, que falou sobre a entidade que abriga atualmente em média, 71 idosos em Lagoa da Prata, explicando sobre os serviços oferecidos, com amor para a melhor idade – O SOS é uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPIs), e foi fundado em 1968 pela irmã de caridade Maria Teresa Winters.
A coordenadora Maria Luíza, explicou que a entidade acolhe idosos com necessidades de cuidados. “A casa tem a missão de acolher, promover, prevenir e tratar à saúde dos idosos, promovendo recursos indispensáveis à sua dignidade em caráter social, com um local que ofereça um envelhecimento saudável, garantindo o bem estar do idoso”, explicou.
A coordenadora ainda informou que no SOS, são oferecidos diferentes serviços, dentre eles moradia, alimentação, vestuário, atividades recreativas, e também como cuidados básicos indispensáveis a saúde, como banho, cuidados com a higiene pessoal, cuidados de acompanhamento e monitoramento de enfermagem, realização de curativos, administração de medicamentos entre outros, atendimentos psicológicos e nutricionais, acompanhamento em médicos.
“É uma grande riqueza para nós termos a oportunidade de cuidar dia após dia dos idosos, no entanto o maior desafio é a manutenção da instituição. A busca pela auto sustentabilidade é continua, pois a meta é oferecer qualidade de vida e dignidade aos nossos idosos”, declarou Maria Luíza, que completou dizendo que a instituição está buscando por parceiros para poderem dar continuidade a essa missão,
“Faço um convite aos lagopratenses para somar conosco para continuarmos em atividade, sendo assim recorremos à solidariedade e prestatividade para nos estender a mão, pois nem todos os acolhidos possuem benefícios para arcar com mensalidades da instituição, e aqueles que contribuem muitas vezes estão em estágios de dependência que requerem gastos maiores do que contribuem”, esclareceu a coordenadora.
Maria Luíza ainda encaminhou à redação um vídeo de um dos moradores do SOS, o senhor Francisco Ribeiro da Silva ; no vídeo Francisco fala sobre o que está achando da estadia, visto que esta é sua primeira semana no lar.
Confira:
#SOSprecisadevocê
A instituição que atende 71 idosos em Lagoa da Prata possui diversas formas para receberem doações, sendo por convênios, depósitos bancários e até mesmo por meio de carnê e boletos. Veja as formas de doação:
Saae
A instituição mantém um convênio com Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lagoa da Prata para que contribuições sejam descontadas através da fatura de água e esgoto;
Deposito Bancário em Bancos Conveniados
Escolha a maneira mais fácil de contribuir, deposite o valor desejável nos bancos Sicoob Lagoacred Gerais e Brasil.
Sicoob Lagoacred Gerais Banco Do Brasil
Agência: 4113 Agência: 2240-3
Conta Corrente: 852-4 Conta Corrente: 30115-9
Favorecido: Serviço de Obras Socais
CNPJ: 21.995.683/0001-34
Carnê e Boleto
Caso prefira fazer doações através de boletos e carnês mensais, interessados podem entrar em contato com o escritório para fazer a solicitação.
Ligue nos telefones: (37) 3261-1744 ou 3261-1500 e informe sua doação e o SOS fará um agendamento de uma data para recolhimento.
Doações diversas
As doações de roupas, calçados, utensílios etc. poderão ser doados através do nosso bazar, na Rua Rio de Janeiro, 810 onde todo o material é encaminhado para o processo de triagem, sendo primeiramente verificada a necessidade do idoso para aproveitamento e após as doações são revertidas em fundos para a instituição.
Exemplo de doações: Alimentos não perecíveis, tecidos, roupas, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, móveis, colchões e sapatos. Entre em contato com a instituição, que a equipe busca as contribuições em casa.