O padre disse que não esperava o convite para ser o novo secretário-executivo, mas está confiante para servir com alegria esta missão. (Foto: Padre Patriky)
Padre Patriky é o novo secretário-executivo de Campanhas da CNBB
Nascido em Piumhi, mas com o coração lagopratense, Padre Patriky Samuel Batista, é o novo secretário-executivo da CNBB, e a partir de agora, estará à frente da Campanha da Fraternidade e da Campanha para a Evangelização.
Tão querido em Lagoa da Prata, Padre Patriky ficou na cidade de 2014 a 2017, após deixar a cidade, mudou-se para Luz, onde atuou como coordenador Diocesano de pastoral da Diocese de Luz e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Luz.
Em conversa com o Sou + Lagoa nesta segunda-feira (1), o padre disse que terá que deixar estas funções para ir morar em Brasília na sede da CNBB. Mas está em processo de realização da 4ª Assembleia Diocesana de Evangelização, então até o fim do ano, ficará indo e vindo para concluir este trabalho.
O padre contou à redação que não esperava o convite para ser o novo secretário-executivo, mas está confiante para servir com alegria esta missão.
“Foi uma surpresa, eu não esperava. Meu bispo me chamou e me comunicou, então fui chamado a Brasília na última terça-feira (25) para ver a proposta e quando lá cheguei já fui inserido no trabalho. Fiquei assustado, surpreso e com um santo temor. Me senti pequeno diante da missão. Mas confiante em Deus e no desejo de servir com alegria onde ele enviar”, contou Padre Patriky.
Ele ainda disse que não sente esse chamado como uma “promoção” mas como um desafiante serviço em favor de uma Igreja mais fraterna e comprometida a serviço da vida e da esperança.
“Sei dos desafios e das responsabilidades, mas sei que não irei sozinho. Servirei na força do Espírito Santo e com a ida de todos da diocese de Luz, pois sinto, que o chamado não foi a mim especificamente, mas a nossa igreja diocesana. Igreja já centenária e comprometida com a proclamação da palavra de Deus e com a vida missionária”, declarou o padre.
Padre Patricky ressaltou que pretende servir no horizonte do objetivo da Campanha da Fraternidade a partir das necessidades que são apresentadas ao secretário, estas que segundo ele são indicadas pelos bispos.
As atividades do padre como secretário-executivo já começaram e mesmo estando longe da cidade de Lagoa da Prata, onde muitos fiéis católicos sentem falta do carisma de padre Patrick, ele deixou uma mensagem.
“Saudades do povo de Deus de Lagoa da Prata, povo abençoado e empreendedor. Gente de coração alado e lugar onde diz boas e eternas amizades. Para mim foi escola de constante aprendizado. Agradeço a Deus por tudo! Por cada alegria, cada desafio. A cidade tem em seu nome e colorido os tons de prata, mas a fé que reluz em boa parte da população é de ouro refinado, ouro que reluz na solidariedade e na partilha. Queridos amigos e amigas de Lagoa da Prata. Rezem muito por mim e comigo a fim de que juntos possamos servir com alegria ajudando nossa igreja a ser mais fraterna e comprometida com a construção de um mundo novo. Fraternidade é fazer o bem! Sempre! Todo o tempo é tempo de fazer o bem. Todo o tempo é tempo de ajudar alguém”, finalizou o padre.