Semana da Conscientização Ler/Dort: fisioterapeuta lagopratense explica como prevenir e amenizar as lesões

(Foto: Alexandra Batista/Reprodução da Internet)

Semana da Conscientização Ler/Dort: fisioterapeuta lagopratense explica como prevenir e amenizar as lesões

As Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort) são as dores causadas por movimentos repetitivos e excessivos, geralmente desencadeados pelo trabalho. 

Nesta semana, a Prefeitura de Lagoa da Prata iniciou a campanha de conscientização e combate às lesões. O Sou+Lagoa conversou com a fisioterapeuta Alexandra Batista sobre o diagnóstico e a prevenção desses danos.

“O diagnóstico das Ler/Dort é sobretudo baseado no histórico ocupacional e no exame clínico e físico dos pacientes. Quando possível, considera-se significativo realizar também uma análise ergonômica do trabalho realizado pelo indivíduo que apresenta os sintomas”, explicou.

Segundo ela, o momento ideal para procurar um profissional é assim que qualquer desconforto se inicia. O diagnóstico e o tratamento precoce tendem a evitar que o problema permaneça e se torne crônico.

“Para melhorar o ambiente de trabalho, recomenda-se aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. E promoverem ações  educativas juntamente com intervalos para ginástica laboral”, afirmou.

A norma estabelece parâmetros estruturais como a altura ideal da superfície de trabalho em relação ao campo de visão, visualização da área de trabalho e características dimensionais que possibilitem a movimentação do trabalhador.

“Para amenizar essas dores, podem ser realizados exercícios de alongamento e relaxamento, que devem ser executados pelo menos três vezes por dia: antes de começar a trabalhar, no meio do dia e ao finalizar suas tarefas. E exercícios de fortalecimento muscular acompanhado por profissionais da área da fisioterapia ou da educação física”, finalizou a fisioterapeuta sobre as medidas preventivas das lesões.

Deixe um comentário

Ana Isa