Ponte do Rio São Francisco completa 100 anos de construção em 2022

(Foto: Hemerson Kenedy/Arquivo Pessoal)

Ponte do Rio São Francisco completa 100 anos de construção em 2022

Em 1922, começava a construção da Ponte Olegário Maciel que, sobre o Rio São Francisco, ligava os municípios de Lagoa da Prata e Luz. Apesar de só ter sido concluída três anos depois, em 1925, sua história já havia começado. 

O Sou+Lagoa conversou com Carlos Brasil Guadalupe, o Lalinho, para construir esta reportagem especial. O arquiteto contribuiu com grande parte das informações aqui contidas, ajudando a construir uma matéria que preserve a história de um patrimônio lagopratense.

Segundo Lalinho, a construção da ponte foi solicitada por Alexandre Bernardes Primo para transportar produtos agropecuários como café, cereais e gado, entre Luz e Lagoa da Prata. A ponte era trecho de cinco caminhões que transportavam cerca de 35 mil litros de leite do distrito de Esteios até a Embaré

Ponte Olegário Maciel sobre o Rio São Francisco
(Foto: Hemerson Kenedy/Arquivo Pessoal)

“O Olegário Maciel, amigo e primo da vovó Tilosa, esposa de Alexandre Bernardes Primo, era o presidente de Minas Gerais. Ele concordou e providenciou a ponte na Alemanha. A obra começou em 1922 e [foi] inaugurada em 1925. O cimento usado [na obra] foi trazido da Noruega, em barris”, contou.

A estrutura foi levada ao Rio de Janeiro de navio, e então transportada de trem até Lagoa da Prata e puxada por carros de boi até o local da instalação.

Quando os dois pilares da ponte acabaram de ser construídos, um senhor local passou por ali e mostrou ao engenheiro responsável pela obra uma marca de enchente em uma árvore próxima. O engenheiro resolveu, então, aumentar 2,5 metros na altura dos pilares; até hoje é possível ver a marca desse aumento. Em meados de 1927, houve uma enchente que passou da altura original; se o ajuste não tivesse sido feito, muito provavelmente a ponte teria sido levada pela água.  

Em 1996 foi registrada a maior enchente, que chegou a 160 cm da parte mais baixa da ponte. Em 2022, no dia 10 de janeiro, houve mais uma enchente que chegou até 110 cm da ponte.

“Ela tem o vão central de 60 metros com duas pequenas pontes que ligam o vão central às estradas. Em 2012, um caminhão da empreiteira carregado, ao entrar na ponte de Luz para Lagoa, a ponte pequena da cabeceira não suportou a carga e caiu com o caminhão. Quase um ano se passou sem comunicação ou estrada que ligasse Luz e Lagoa da Prata. Fizeram uma emenda de madeira que é usada até hoje”, comentou Lalinho. Dez anos depois, a restauração da ponte ainda está em debate.

Ponte Olegário Maciel sobre o Rio São Francisco
(Foto: Hemerson Kenedy/Arquivo Pessoal)

Com a inauguração da ponte nova em agosto de 2017, a estrada antiga do lado de Luz foi fechada e o trânsito interrompido. Desde então, a velha ponte de ferro é apenas um ponto turístico.

Por fim, o arquiteto falou sobre as chuvas em janeiro deste ano, que encheu o Velho Chico. “Enquanto muitas cidades de Minas Gerais estavam dissolvendo com tanta chuva e enchentes, causando grandes prejuízos e calamidades, nós aqui de Lagoa da Prata fizemos turismo até a ponte nova para ver e admirar a Lagoa Feia emendada ao rio e ainda comentamos: que espetáculo, que bonito”, finalizou Lalinho. 

Deixe um comentário

Ana Isa