Namastê Yoga Studio! Conheça mais uma atração do ‘Praia de Minas’

(Foto: Namastê Yoga Studio/Reprodução da Internet)

Namastê Yoga Studio! Conheça mais uma atração do ‘Praia de Minas’

Para abrir nossa experiência praiana com chave de ouro, Josinha Miranda do Namastê Yoga Studio vai promover um aulão aberto na Praia Municipal, sendo mais uma atração do “Praia de Minas”.

O Sou+Lagoa conversou com a yogini para conhecer mais sobre sua trajetória. Josinha, que pratica yoga há mais de 14 anos, aponta a atividade como tratamento efetivo para transtornos como a ansiedade, experiência que vivenciou por si mesma.

“O yoga entrou na minha vida pós tratamento convencional de ansiedade; eu fui diagnosticada com ansiedade patológica, tive esgotamento mental por volta dos 22, 23 anos e quando eu terminei o tratamento, o médico me aconselhou que eu praticasse yoga. A partir daí eu nunca mais parei, me tornei uma yogini e o yoga é meu estilo de vida”, declarou ela.

No entanto, a prática nem sempre foi o seu caminho profissional; Josinha conta que, antes do Namastê, trabalhou em instituições de ensino. “Trabalhei durante 12 anos no ensino superior, minha formação acadêmica é pedagogia; e há seis anos eu atendi o chamado dos meus amigos que me pediam conselho, ajuda, e eu resolvi fazer a formação de yoga pra que eu pudesse auxiliar mais pessoas, mas eu queria fazer uma formação, e eu fiz formação em yoga e especialização em hatha vinyasa. E formação em meditação, sou instrutora de meditação também pelo maior centro de yoga da América Latina”, contou. 

O hatha vinyasa é uma especialização do yoga que une exercícios respiratórios e práticas de postura corporal, como uma meditação com movimentos.

Além das aulas no estúdio, também eram promovidos frequentemente aulões abertos e totalmente gratuitos na Praia Municipal. Devido à pandemia, essas ações foram cessadas, mas Josinha conta que pretende, sim, voltar a promovê-las.

“O projeto de aulão de yoga na Praia, ele foi idealizado logo no início, logo que eu montei o estúdio, porque era também uma vontade que eu tinha. Eu já tinha passado pela experiência de praticar yoga na lagoa Rodrigues de Freitas, no Rio. Eu achava muito bacana e já tinha enviado pro universo né, que se um dia eu fosse professora de yoga, eu queria implantar esse projeto em Lagoa da Prata”, falou. 

“O aulão de yoga gratuito na Praia é um sucesso, a cidade abraçou o estúdio Namastê, abraçou o aulão, me abraçou, e eu sou muito grata a cada um de vocês que fazem parte da minha trajetória, hoje eu consigo auxiliar muitas pessoas com algo que eu já tive também, que é transtorno de ansiedade, mas hoje eu atendo pessoas que já tiveram a cura, mas que tiveram síndrome do pânico, pensamento suicida, crises severas de ansiedade, pessoas com depressão… e hoje muitas delas estão curadas através da prática contínua de yoga, e isso é muito gratificante pra mim”, completou. 

Por fim, Josinha falou sobre a expectativa para o festival “Praia de Minas”. 

“Qualquer pessoa pode praticar yoga, yoga é para todos. Minha expectativa pro aulão [no Praia de Minas], estou muito empolgada, estou contando os dias”, finalizou. 

Ana Isa