LIRAa aponta alto índice de infestação do Aedes Aegypti em Lagoa da Prata

(Foto: Banco de Imagens Canva)

LIRAa aponta alto índice de infestação do Aedes Aegypti em Lagoa da Prata

Em nota publicada pela Prefeitura Municipal nas redes sociais nesta quinta-feira (10),  foi informado que, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, a taxa de infestação do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus se apresenta alta. 

Segundo nota, o setor de Vigilância Epidemiológica está agindo para conscientizar a população sobre o combate ao Aedes Aegypti. Ainda que a taxa de infestação tenha sido menor que o ano passado, os números ainda são alarmantes. Em outubro de 2021 o índice chegou a 8.0; neste mês, foi mensurado em 5.4. No entanto, a taxa ideal seria de 0.9. 

Ainda de acordo com a nota publicada, a maioria dos focos do mosquito registrados pelo LIRAa foram encontrados em residências, dentro de vasilhas de animais, latas e recipientes plásticos. É de extrema importância se atentar a focos de água parada e evitá-los, redobrando a atenção nos períodos de chuva. 

Os principais sintomas das doenças transmitidas são febre baixa, perda de apetite e dores no corpo, que podem deixar a pessoa mais cansada.

Deixe um comentário

Ana Isa