Lagopratense é campeão do segundo maior campeonato de rally do mundo

Atleta conquistou primeira colocação na modalidade Marathon. (Foto: Vipcomm).

Lagopratense é campeão do segundo maior campeonato de rally do mundo

Acelerando forte na terra, no barro e nas águas, o jovem prodígio da princesinha do oeste, Túlio Malta de 29 anos arrancou emoções e sorrisos de pessoas do mundo todo que o acompanhavam no segundo maior campeonato de rally do planeta. O lagopratense fez bonito na competição e sagrou-se campeão do Rally dos Sertões na categoria Marathon por antecedência e invicto. Tulio também conquistou o 5º lugar na classificação geral.

“Tínhamos a certeza que seria tudo muito diferente e assim foi! São sete etapas do campeonato brasileiro de Rally Cross Country. O ano letivo do piloto termina no quinto dia do Rally dos Sertões. Até ali foram várias provas em vários estados. Consegui me consagrar campeão da categoria Marathon por antecedência e invicto. Na terceira etapa do Sertões já era campeão da categoria, quarto na classificação geral e líder da prova até o momento”, contou o campeão.

Atleta percorreu sete etapas em quatro estados e sagrou-se campeão na categoria Marathon. (Foto: Vipcomm).

O Rally dos Sertões aconteceu entre os dias 16 a 26 de agosto. Sete etapas que ocorreram nos estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará. De acordo com Tulio, neste ano a organização optou por um traçado mais técnico e difícil, superando todas as edições anteriores. Não só pelo nível das especiais, mas também pelo cansaço e determinação dos pilotos em chegar às cidades-dormitório. O final da prova do Rally dos Sertões, ocorreu depois de 3.607 quilômetros traçados.

“Os deslocamentos e especiais foram desgastantes, um calor intenso e um nível de dificuldade que exigiu bastante dos competidores. Manter a calma e colocar toda a preparação feita durante o ano em prática foi importantíssimo para vencer um dia de cada vez” , afirmou o piloto.

Por fim, Tulio afirmou sobre a felicidade em terminar o percurso de forma tão satisfatória. “É sempre um desafio participar do Sertões e terminá-lo já é uma grande vitória a qualquer competidor. Fico muito feliz e impressionado com a dimensão e alcance que o Sertões proporciona. É gratificante!”, finalizou.

Piloto é atleta da modalidade rally há três anos e coleciona títulos. (Foto: VipcommVipcomm).

Paixão pelo Rally

Desde 2010 nas competições, Túlio Malta contou que sempre teve motocicleta e através de incentivos da família, principalmente do pai é amante do motociclismo, iniciou carreira no esporte. Conforme ele, foi o pai que lhe integrou no meio off–road.

“Comecei no enduro de regularidades e fui conquistando alguns títulos e me dedicando. A partir daí muitas coisas aconteceram, inclusive a decisão de abrir mão do regularidades para o rally. Migrei para o rally há três anos e me apaixonei pela modalidade”, disse.

Este é o terceiro ano que Túlio participa do Rally dos Sertões. Em 2016 o piloto sofreu uma queda forte no Jalapão, que resultou em várias fraturas e por este motivo precisou abandonar a prova na quinta etapa.

No ano de 2017, ele retornou com força total, mas teve a prova interrompida nos primeiros cinco km. Um buraco em uma curva danificou a motocicleta, tirando a chance de um possível titulo.

Mas nada como determinação e persistência. Neste ano o atleta se preparou da melhor forma para entrar na prova com segurança e propriedade. O que resultou ao lagopratense a conquista do Rally dos Sertões de 2018.

“Foi um ano bem difícil, tivemos que preparar toda motocicleta do estado zero. Fizemos tudo para ter uma prova segura e com chances reais de título em todas as competições e etapas, mas graças ao apoio dos parceiros e da minha equipe, conseguimos” declarou o campeão do Rally dos sertões.

Malta é atualmente bicampeão brasileiro de Rally e campeão do Rally dos Sertões. (Foto: Vipcomm).

O piloto chegou a competir de forma privada no Sertões, porém, logo no início conquistou alguns resultados expressivos, o que possibilitou a ajuda de alguns parceiros para continuar no meio. Em 2016, Tulio recebeu a proposta de fazer parte de uma das maiores equipes. “Hoje, faço parte da equipe O2bh  Kawasaki America Racing, no qual tenho um aparato de ponta, e me possibilita alcançar resultados expressivos com a motocicleta KLX 450R” informou Túlio.

Colecionando títulos, Tulio Malta é atualmente bicampeão brasileiro de Rally Cross Country e campeão do Sertões, categoria Marathon. Quer saber mais sobre o Tulio, basta segui-lo no Instagram, através do ig @tuliobmalta. 

Deixe um comentário

Redação