Lagoa da Prata completa 80 anos! Relembre fatos que marcaram época na ‘princesinha do oeste’

O lagopratense pentacampeão Gilberto Silva foi recepcionado em Lagoa com muita comoção da população após vencer a Copa 2m 2002. (Foto: O Tempo/ Divulgação)

Lagoa da Prata completa 80 anos! Relembre fatos que marcaram época na ‘princesinha do oeste’

Cidade bela e de pessoas hospitaleiras, Lagoa da Prata nesta quinta-feira (27) comemora 80 anos de prosperidade e desenvolvimento. E para celebrar a edificação deste município, o portal Sou + Lagoa preparou uma série de três matérias que conta aos lagopratenses fatos que marcaram e fazem parte da essência de Lagoa. Confira:

Gilberto Silva

Nascido em Lagoa da Prata e de origem humilde, Gilberto Silva que iniciou carreira no América, se destacou no Atlético e tornou-se jogador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, atuando em todas as sete partidas disputadas pelo Brasil.

A cada jogo que o Brasil vencia, os lagopratenses saiam para comemorar, fazendo festa e saindo em carreatas, que sempre terminava na casa dos pais de Gilberto, no Bairro Chico Miranda.

O laopratense pentacampeão Gilberto Silva e Ronaldo com a taça em mãos após a seleção brasileira vencer a Copa em 2002. (Foto: Copa 2002/ SporTV Globo)

A imprensa vinha cobrir as comemorações, os meninos queriam aparecer nas entrevistas. Era muita alegria contagiando a população de Lagoa. Mas nada se comparou a euforia de quando o Brasil ganhou a copa e o país conquistou o pentacampeonato!

Para celebrar o penta, a chegada do conterrâneo foi especial. Escolas levaram os alunos para a Avenida Brasil, onde o povo se aglomerava!

Emocionante e marcante para a cidade! O craque passou por toda a Avenida Brasil e seguiu para o Bairro Américo Silva com medalha no peito, fazendo a alegria do povo naquele julho de 2002.

50 anos da Praia Municipal

Neste ano de 2018, a lagoa que todos conhecemos como ‘praia’ completa bodas de ouro!

Em breve resumo, a ‘Praia de Minas’ surgiu após o então prefeito Fausto Resende notar a frequência de pessoas na prainha, mesmo não estando em condições adequadas. Assim, Fausto mandou o projeto elaborado pelo vice-prefeito e engenheiro Otacílio Miranda, para a Câmara Municipal. Alguns terrenos em volta da praia pertenciam ao Dr. Luciano, que ficou relutante com a ideia no início, mas e felizmente ele abriu mão dos mesmos e os doou; logo começaram as obras.

Mais de seiscentos caminhões de areia foram atirados no espaço, e a orla lacustre. Com as instalações necessárias para o funcionamento, finalmente aconteceu. A ‘Praia Municipal’ foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 1968.

Hoje a praia é lugar de lazer, diversão e ainda local onde muitas atividades municipais e privadas são realizadas. São 50 anos do ponto turístico de Lagoa da Prata, que é cartão de visita e atraí visitantes de todo o estado diamante, e também do Brasil a fora.

A ‘Praia de Minas’ recebe muitos turistas durante o ano todo. (Foto:André Laine)

Greve da Usina

A usina de álcool e açúcar, fundada nos anos 50 passou por uma greve que marcou época e é lembrada por todo o país, como uma grande conquista da classe trabalhadora. Em 1989 ocorreu a greve dos funcionários. Uma reivindicação para melhores salários que tomou grandes proporções.

A greve na usina causou grande caos na vida dos que moravam na Vila Luciania. (Foto: Vila Luciania/ Arquivo)

Os cortadores de cana decidiram fazer a greve e durante os protestos integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) foram chamados para dar apoio e fortalecer o movimento. Os trabalhadores se reuniam ao redor da fábrica para promover as reivindicações e na euforia da greve, os dirigentes da usina se sentiram insultados.

A polícia local foi chamada, a imprensa também compareceu. O fato foi noticiado em todo o Estado. Muita coisa aconteceu, existem acusações de que houve tortura e abuso de poder por parte dos policiais. Durante o protesto a situação se alastrou, e a partir disso ocorreram saques e invasões no comércio da antiga Vila Luciânia onde os trabalhadores da usina residiam.

Mas o resultado da greve para os participantes do movimento foi considerado positivo. Os trabalhadores conseguiram um reajuste considerável para a época, a ação motivou outras reivindicações de classes trabalhadoras por todo o país e trabalhadores que haviam sido demitidos pela usina, foram recontratados.

Cine Vera Cruz

Lagoa já teve cinema! Nos anos 60 e 70, o cinema situado no prédio em frente a Paróquia São Carlos Borromeu, exibia muitos filmes. Não muito diferente de hoje, os jovens da época gostavam de ficar na Praça para ver as moças que passavam.

No final dos anos 70, o senhor Paulo Siveli arrendou o cinema. Na época também foi criado o ‘show de calouros’, que foi um dos eventos de entretenimento na cidade. A partir deste ‘show’, muitos se descobriram artistas e até começaram carreira na capital.

O Cine Vera Cruz foi um cinema de Lagoa, ficando em frente a Matriz São Carlos Borromeu, onde até pouco tempo era a loja Eletrozema. (Foto: Arquivo).

Primeira Rádio

Fundada em janeiro de 1980 por Samuel Martins de Almeida, a Rádio Tropical foi a primeira rádio de Lagoa. Segundo relados, na época a cidade toda comentou o assunto, afinal, era mais um sinal de progresso. Havia o programa das 5h da manhã que transmitia músicas sertanejas e o locutor mandava recados para toda vizinhança, principalmente para o pessoal da zona rural.

Foi um marco na comunicação na cidade, e também na redondeza; onde houvesse um rádio, podia ter certeza que esse estava sintonizava na ‘Rádio Emissora Lagoa da Prata’, que foi o nome inicial.

A rádio Tropical ‘AM’ foi a primeira rádio da cidade, sendo assim, um grande avanço na comunicação local. (Foto: Rádio Tropical/ Arquivo)

 

Redação