Infectologista explica aumento de casos de covid-19 e como se proteger durante o frio

(Foto: Banco de Imagens Canva)

Infectologista explica aumento de casos de covid-19 e como se proteger durante o frio

A proliferação de doenças virais no inverno ocorre com mais intensidade devido ao ar seco, que prejudica as mucosas do corpo e causa irritações. As baixas temperaturas também favorecem a proliferação e sobrevivência do vírus. 

A covid-19 é o exemplo de proliferação mais recente e assustador dos últimos anos, e a chegada da vacina trouxe a segurança e a contenção dos casos, tranquilizando a população. 

Agora, com a baixa das temperaturas, os casos de gripe e infecção por covid-19 voltaram a aumentar. Em Lagoa da Prata, entre os dias 24 e 27 de maio, 222 casos foram notificados e 78 confirmados. A infectologista Adriana Cunha explicou os motivos do aumento dessas doenças. 

“O número de casos de covid notificados vem crescendo desde início de maio em todo estado. É um comportamento que já podia ser esperado, uma vez que as doenças respiratórias como a gripe, os resfriados, todas costumam aumentar nesta época do ano. Com o frio, mantemos as janelas fechadas, diminuímos de forma importante a ventilação nos meios de transporte, nas casas, nas escolas. Além disso, com a queda da temperatura, as vias aéreas ficam mais sensíveis, aumentando as crises de asma e bronquite, facilitando a infecção por vírus e bactérias”, explicou a médica.

E cabe reforçar que,  ao surgirem quaisquer sintomas, é importante buscar serviços de saúde e realizar testes, para identificar a infecção. A testagem é importante, inclusive, para a quantificação dos casos.

O decreto municipal atual exige o uso de máscaras apenas em locais de serviços de saúde, como PSFs, policlínicas, hospitais e farmácias. No entanto, Adriana aponta a importância do uso em locais fechados:

“É claro que estão todos cansados do uso de máscara, mas é extremamente recomendável que as medidas que vínhamos adotando desde o início da pandemia sejam retomadas. Acredito que o uso de máscaras, pelo menos em ambientes fechados, seria muito bem-vinda, pelo menos até o fim do inverno”, finalizou.

Deixe um comentário

Ana Isa