(Foto: Silas Candido/Arquivo pessoal)
Grafiteiro de Lagoa da Prata é selecionado para festival “RB Graffiti” no Acre
Bárbara Félix
O lagopratense Silas Candido foi selecionado para participar do festival RB Graffiti em Rio Branco no Acre. O evento ocorrerá em março e para custear a viagem para o norte do país, o grafiteiro promoverá uma rifa onde será sorteada uma tela autoral.
A redação do Sou+Lagoa cedeu o espaço para o grafiteiro ocupar e contar a respeito do evento no Acre, sobre o que ele espera da oportunidade e também a respeito da obra que será sorteada.
Neste ano de 2021 será a 5ª edição do evento e o tema será “As Cores da Resistência”. Vários artistas da América do Sul e também da América do Norte irão participar e Silas, ou Riso pela tag (assinatura que aparece próximo da arte no muro), está entre os sete mineiros que vão estar no RB Graffiti e o único de LP. Em 2019 o lagopratense participou como convidado no evento.
Sobre a participação, Silas contou que antes teve um processo de inscrição onde encaminhou seu portfólio. “Logo recebi um e-mail falando que havia sido selecionado para o evento e em março estarei levando minha arte, representando minha cidade e meu estado” afirmou o grafiteiro que também explicou que o ponto forte do RB é o grafite voltado para a questão social, afinal “o grafite não é só tinta e desenho na parede. Há sempre uma questão social e temas relevantes para tratar”, completou.
O artista ainda falou que o tema deste ano “As Cores da Resistência” é algo que ele aborda em seus trabalhos, sempre batendo na tecla sobre racismo e dando voz ao preto, para poder representar de alguma forma. “Levar essa causa por meio do meu trabalho para outro canto do Brasil é muito importante pois é uma forma de mostrar a minha arte, a minha luta na causa do povo preto e representatividade”, ele alegou.
O grafiteiro afirmou que as expectativas para o evento são as melhores e que espera rever amigos que fez na última vez que participou do RB. O lagopratense destacou ainda que espera que as coisas estejam normalizadas até a ocorrência do evento, pois o principal é a segurança e saúde neste momento de pandemia.
Silas também ressaltou que está na correria, afinal, o evento acontecerá em março e segundo ele, “para artistas independentes as coisas não são tão fáceis, temos que achar um meio de conseguir uma maneira de alcançar nossos sonhos e participar desse evento é a realização de um sonho”, disse Silas.
E para realizar esse sonho o grafiteiro lagopratense está organizando uma rifa onde irá sortear uma tela autoral. Segundo Silas, essa promoção foi uma forma que encontrou de conseguir ajuda para ir ao evento. Os bilhetes para a rifa ainda não estão disponíveis mas em breve poderão ser adquiridos com o artista.
“Ainda não iniciei a tela que será sorteada, mas creio que não irei demorar. Ela será dentro da causa que luto e ainda pretendo ilustrar Lagoa da Prata para que a pessoa se sinta representada e também demonstrar a gratidão que sinto pela cidade”, finalizou.