Fundação Chiquita Perillo ampara pacientes com diagnóstico de câncer em Lagoa da Prata

(Foto: Fundação Chiquita Perillo)

Fundação Chiquita Perillo ampara pacientes com diagnóstico de câncer em Lagoa da Prata

Você com certeza já ouviu falar sobre a Fundação Chiquita Perillo em Lagoa da Prata, uma instituição que tem um papel importantíssimo no município, pois ampara pacientes com diagnóstico de câncer.

A entidade, que busca promover a vida, atuando de forma humanizada, fundamentada no amor, respeito e sigilo, objetiva amenizar o sofrimento e tornar mais digna a vida do irmão necessitado. Conta com 28 voluntárias e três colaboradores e atualmente possui 334 pessoas cadastradas com diagnóstico de câncer comprovado. Todos estes pacientes são encaminhados através da Secretaria de Saúde para hospitais especializados na cidade de Divinópolis e Belo Horizonte para realizar o tratamento.

Aos pacientes diagnosticados com câncer e cadastrados na fundação, são realizadas doações de medicamentos, fraldas, exames, cestas básicas, suplementos alimentares e leites. Também empréstimos de cadeiras de roda, cama hospitalar, colchões pneumáticos, perucas, lenços, visitas domiciliares e orientações, readaptação ao convívio social, emocional e profissional, realização de campanhas de prevenção do câncer e oficinas de arte.

Conforme a presidente, Cláudia Dôco, a missão é prestar um serviço gratuito, permanente e continuado na prevenção, além de realizar o acompanhamento de pessoas com neoplasia como forma de garantia e defesa dos direitos à saúde. Os pacientes chegam até a entidade por espontânea vontade [indicação de pessoas, pela Secretaria de Saúde, de médicos ou pelos próprios pacientes que já são assistidos pela fundação].

“As pessoas que recebem o auxílio da fundação precisam estar cadastradas. Através de receitas do próprio hospital, fornecemos medicamentos, fraldas e alimentação suplementar. Realizamos visitas domiciliares por voluntárias levando orientação espiritual e pela assistente social que realizada orientações e benefícios de acordo com a necessidade de cada paciente”, contou.

As campanhas de prevenção que conscientizam a população

Além do amparo aos pacientes diagnosticados, a fundação também busca conscientizar a população por meio de campanhas. São realizadas já há 16 anos, duas campanhas preventivas, sendo a de câncer de colo do útero e a de câncer de próstata e desde o ano de 2015, é realizada a campanha de prevenção do câncer de pele, realizada duas vezes ao ano.

E todos os anos, é realizada a campanha de conscientização do câncer de mama, porém o ano de 2020 as campanhas não foram realizadas devido à pandemia da covid-19.

De acordo com Cláudia, através das campanhas, são atendidos anualmente, em torno de 150 mulheres e 500 homens. Segundo ela, “isso tem mostrado resultados significativos nos quesitos prevenção e detecção precoce de câncer. As campanhas já se tornaram referência para a população do município”, destacou.

E com o objetivo de incentivar os cortes de cabelo para doação, o Sou+Lagoa, juntamente com o Sicoob Crediprata e a agência Evoluti Digital e Branding, criaram a campanha “Seu Cabelo Tem Poder”. As doações de cabelo serão destinadas para a Fundação Chiquita Perillo que, por meio de um trabalho social e voluntário, manda tecer perucas para emprestá-las para as pacientes com diagnóstico de câncer.

A campanha recolherá doações de cabelo até o final de novembro e os interessados poderão se cadastrar no site – clique aqui para acessar.


Leia também: Campanha “Seu Cabelo Tem Poder” incentiva doação de cabelos para a Fundação Chiquita Perillo

 

Deixe um comentário

Bárbara Félix

https://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.