Localizada em Pains, a incrível Pedra do Cálice, uma formação rochosa formada a milhares de anos. (Foto: Prefeitura Municipal de Pains/ Divulgação)
Grutas e trilhas: Confira 3 destinos para se aventurar nas férias em Minas
Início de ano onde maioria das pessoas estão de férias é a hora perfeita para espairecer e descansar do trabalho e estudos, sair da rotina automática de correria e sentir aquela ânsia de querer se aventurar em boas companhias.
Geralmente o pensamento de ‘férias com lazer e aventura’ logo se direciona para as regiões litorâneas do Brasil, mas o Sou + Lagoa mostra que não é preciso ir para longe para curtir, afinal Minas Gerais é um estado cheio de lugares atrativos e propícios para se aventurar, conhecer e amar!
Assim, a redação reuniu alguns lugares da região centro-oeste, em algumas cidades mais atrativas do estado para conhecer nestas férias, confira:
Grutas em Pains
Sendo a maior reserva de calcário do planeta, Pains é o destino certo para quem quer conhecer grutas e cavernas. A cidade é pacata, mas se destaca pela enorme quantidade de grutas na região, além do cinturão verde que se sobrepõe às rochas e revela paisagens exuberantes.
São inúmeras grutas e cavernas, entre elas a Gruta do Éden, do Brega e do Santuário, com suas belezas espetaculares.
Antes de se aventurar nas grutas e cavernas recomenda-se contratar um guia especializado com equipamentos que garantam a segurança do passeio.
Trilha do Sol
Localizada em Capitólio, a Trilha do Sol trata-se de um complexo de trilhas e cachoeiras. A trilha possui 3 cachoeiras: No Limite, Cachoeira do Grito e Poço Dourado, que são acessadas através de trilhas de aproximadamente 800 – 1.200 metros de caminhada, e é um dos passeios em Capitólio mais interessantes para fazer.
A entrada para a Trilha do Sol custa R$ 45 e recomenda-se levar repelente, tênis e protetor solar. Ao pagar a taxa de entrada, um guia leva os visitantes até o início das trilhas, estas que são extensas.
Serra/Vale da Babilônia em São Roque de Minas
Passeio perfeito para os amantes de Off-Road, a Serra da Babilônia oferece ao turista um dia completo com aventura e beleza incluídos. No caminho, um cenário inesquecível, além de diversas quedas d’água. Não deixe de visitar a cachoeira Casca D’Anta; apesar de ficar dentro de uma propriedade particular, basta pagar uma pequena taxa (que varia de preço de acordo com a época) para entrar e aproveitar a magnitude do local.