O programa que surgiu no ano de 2013 como um projeto, por parte do presidente da cooperativa, Nilson Antônio Bessas e ganhou forma através da atuação de diversos colaboradores que se tornam, voluntariamente, disseminadores dos conhecimentos dentro das salas de aula.(Foto: Jovem Cooperativista/ Renata Amorim)
Projeto da Lagoacred Gerais leva educação financeira e empreendedora para escolas do Centro-Oeste MG
Altruísta e inovador, o Projeto Jovem Cooperativista é uma iniciativa do Sicoob Lagoacred Gerais, que busca levar educação cooperativista, financeira e empreendedora aos jovens do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 39 escolas dos municípios de atuação do Sicoob Lagoacred Gerais, sendo Lagoa da Prata, Japaraíba, Santo Antônio do Monte e Pedra do Indaiá.
O programa que surgiu no ano de 2013 devido ao presidente da Cooperativa, Nilson Antônio Bessas, ganhou forma através da atuação de diversos colaboradores que se tornam, voluntariamente, disseminadores dos conhecimentos dentro das salas de aula. Em 2015, ele foi reformulado passando a ser um programa permanente da cooperativa e agora em 2018 está na 5ª edição, presente nas escolas de rede pública e particular, abrangendo escolas urbanas e rurais, além das escolas de ensino especial, como as APAE’s.
A equipe do projeto que vai às unidades de ensino, é formada por cerca de 35 colaboradores do Sicoob Lagoacred, que atuam voluntariamente e recebem preparação para a executarem tarefa. São três níveis de ensino, e a cada ano uma didática diferente é apresentada para os estudantes.
São os colaboradores da cooperativa Lagoacred Gerais que ministram as aulas sobre cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo, com o objetivo de levar conhecimento para crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para que no futuro se tornem profissionais qualificados e requisitados pelo mercado, dando a eles mais chances também de se tornarem adultos empreendedores e bem-sucedidos.
Nas apresentações nas escolas, são utilizados diversos recursos para que o conteúdo seja recebido da melhor forma pelos alunos. Ao final de cada apresentação, é distribuído uma cartilha e um brinde aos participantes, com a finalidade de reforçar ainda mais os conhecimentos repassados.
Philip Rubens que é coordenador do programa há três edições, conversou com o Sou + Lagoa e falou sobre a importância do projeto.
“Me sinto extremamente grato por ter a oportunidade de contribuir com a formação das crianças e jovens através dos conhecimentos repassados no ‘Jovem Cooperativista’, que são fundamentais para a vida de cada um dos mais de 14 mil alunos, no seu desenvolvimento em busca de um futuro de sucesso. Agradeço aos dirigentes da cooperativa pela confiança, a cada colaborador envolvido no programa e a todas as escolas, que nos recebem de portas abertas, sendo fundamentais para o sucesso deste trabalho. Pra mim, é um privilégio participar de um programa que além de tudo que já foi citado, prove inclusão social e inclui na grade curricular, aquilo que não é ensinado convencionalmente e que possui enorme importância no futuro dos alunos: educação financeira. É um prazer fazer parte deste programa e ver que posso fazer a diferença na vida desses alunos”, declarou.
A expectativa dos demais colaboradores é que através dos temas abordados com os alunos, eles se tornem disseminadores e agentes de transformação na sociedade através do cooperativismo. E que por meio dos conhecimentos adquiridos, os alunos possam buscar uma vida financeira equilibrada e um futuro economicamente tranquilo, além do incentivo para que se tornem profissionais qualificados e/ou empreendedores de sucesso.