Escolinha levou 20 atletas para competição em Felixlândia e todos conquistaram medalhas. Pedro Henrique/Arquivo Pessoal.
Destaque no Mountain Bike: 20 atletas de Lagoa da Prata sobem ao pódio na Copa Grande Sertão
Com mais de 70 membros, a Escolinha MTB Team de Lagoa da Prata tem feito história no esporte desde a fundação em 2015. Sempre presente nas competições brasileiras, os esportistas da entidade já estão entre os melhores da modalidade e neste domingo (20), a situação não foi diferente. Sob treinamentos pesados no asfalto, estradas de terra e trilhas, Lagoa da Prata foi mais uma vez destaque no Mountain Bike. A Escolinha MTB Team obteve um excelente resultado na 2ª etapa da Copa Grande Sertão realizada em Felixlândia-MG. Os 20 atletas da escolinha que participaram subiram ao pódio.
A prova foi disputada com percurso completo de 70 km e 42 km com percurso reduzido e entre mais de 250 atletas participantes, os lagopratenses receberam em sua maioria, medalhas de primeiras colocações.
“Os treinamentos são rotineiros e vem de vários anos, treinamos todos os dias da semana, com apenas um dia de descanso. Mas o resultado está vindo, foi uma das competições que a Escolinha MTB TEAM se saiu melhor”, informou um dos campeões Pedro Henrique Caligo.
Confira os resultados:
Vinícius Henrique – 1° geral e 1° elite
Jean Ricardo – 1° open
Bruno Carvalho – 1° Júnior
Pedro Henrique e Caligo Rocha – 1° dupla
Adelino – 1° over 60
João Vitor – 3° elite
Gabriel Rangel – 4° elite
Victor Felipe – 5° elite
Lucas Silva – 6° elite
Awdrey Rafael – 5° juvenil
Uilian Cruz e Diego Caio – 2° dupla
Hygor Oliveira – 10° open
Julio jel – 7° master B1
Adinan Rodrigues – 5° master a2
João Paulo Oliveira – 7° sub 35
Jonata Sérgio – 9° sub 35
Júlio César – 3° sub 30
Franciely Pires – 3° turismo
Conheça a Escolinha MTB Team
Fundada em 2015, a escolinha ganhou forças após o líder Hilton Farias a pedido de três jovens começar a compartilhar seus treinos. Em pouco tempo, mais de 30 ciclistas já estavam treinando juntos. “Eu contratei um treinador profissional para passar treinos para que eu pudesse ter condições de participar de competições e então os jovens me perguntaram se poderiam treinar comigo e fazerem os mesmos treinos pois não tinham condições de pagar um treinador. Então eu disse que sim. Em seguida, muitas pessoas já estavam treinando comigo para competir nas provas regionais”, informou Hilton Farias.
Devido o grande número de adeptos, Hilton juntamente com os demais membros formalizou a criação da Escolinha. “Nós fizemos a marca, criamos uniformes e tudo aconteceu muito rápido, em pouco tempo já éramos quase 50 atletas, chegando a levar em média 30 esportistas por competição”, disse.
Atualmente, os membros participam em média de uma competição por mês. Além dos campeonatos, os participantes da Escolinha também realizam eventos, como o circuito infantil XCO, competição em parceria com o Festival do Peixe, treinos premiados e palestras com grandes nomes do esporte. Ainda, a Escolinha MTB Team tem um projeto social que financia sete jovens que não teriam condições de continuar com as competições devido aos altos custos.
“Jovens extremamente talentosos estavam largando o esporte por causa dos altos custos para se manter no esporte, então procuramos empresários da cidade para nos ajudar com as despesas. Muitos abraçaram a ideia e o projeto ganhou vida. Os atletas têm todas as despesas pagas, como bike e competições”
Para participar da associação, basta procurar Hilton Faria por meio do telefone (37) 9 9197-8888 ou através das redes sociais Facebook e Instagram e se inscrever. Os associados contribuem mensalmente com R$ 20 mensais que são retornados em melhorias para a Escolinha, como ferramentas para manutenção de trilhas, tenda, “carretinha” para transporte das bicicletas e inscrições de corrida. A Escolinha não tem fins lucrativos.