Festival do Peixe de Lagoa da Prata é um dos contemplados para receber incentivo do Estado

Prato vencedor da última edição do Festival do Peixe, o “Fortuna do Laguna”. Festival do Peixe/Divulgação

Festival do Peixe de Lagoa da Prata é um dos contemplados para receber incentivo do Estado

O Festival do Peixe de Lagoa da Prata está entre os 30 eventos selecionados de Minas Gerais que irão receber recursos e incentivos financeiros do Governo Estadual.  O festival foi contemplado através do programa “+Gastronomia”, juntamente com outros quatro da região Centro-Oeste de Minas. A lista completa dos selecionados foi divulgada nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O “+Gastronomia” está na quarta edição e tem o objetivo de apoiar projetos que incentivem a culinária local e o turismo. Segundo a Codemge, um levantamento da Secretaria de Estado de Turismo aponta que este setor é o principal elemento associado ao estado por 29% dos visitantes.

O edital de incentivo aos eventos gastronômicos foi aberto em maio e 93 propostas foram apresentadas. Para os festivais, vão ser destinados ao todo R$ 1,5 milhão. Há ainda R$ 90 mil para serem divididos entre os selecionados da categoria de food trucks.

No Centro-Oeste, além do Festival do Peixe, em Lagoa da Prata, receberão incentivo o XII Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, realizado em Itapecerica, Carmo da Mata, Camacho e Pedra do Indaiá, o Festival Gastronômico Trem Bão, em Divinópolis, Comfort Food “Comida de Mãe”, em Divinópolis e o Festival de Comida Rural, em Camacho.

Redação