‘Lagopratense que faz’: Conheça quem tem feito acontecer de verdade na nossa cidade!

(Foto: Ana Ruth Laine/Comunicação)

‘Lagopratense que faz’: Conheça quem tem feito acontecer de verdade na nossa cidade!

Dando continuidade ao nosso quadro #LagopratensequeFaz, hoje vamos apresentar a história da Ana Ruth Laine!

Ana Ruth, de 29 anos, é historiadora e professora de história há 6 anos. Pós-graduada em “Africanidades e Cultura Afro-Brasileira”, é formada também como mediadora de educação para o patrimônio, além disso, possui outros cursos como “Turismo Cultural e Cidades Criativas” e “Patrimônio e Memória”.

Ana atuou por dois anos como presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CMPPHAC), onde pôde participar e acompanhar importantes ações da Administração, como o início das obras no Museu, a pontuação recorde no ICMS Cultural do município, o projeto “Trilhas do Patrimônio”, que promove educação patrimonial na rede de ensino de Lagoa da Prata, a fiscalização de bens protegidos, restauração de bens culturais e entre outros.

Nasceu, cresceu e vive no Bairro Chico Miranda, local que pôde acompanhar o desenvolvimento e a expansão, mas também a necessidade de atenção para áreas mais periféricas. Ana Ruth é ativa na comunidade escolar da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr. Se formou nesta escola, e na ocasião foi aluna do atual prefeito Di Gianne e também teve o grande prazer de ser professora. Sempre presente da juventude, é boa ouvinte e sempre teve um olhar sensível para as demandas dos estudantes que teve a oportunidade de ensinar.

Participa da Fanfarra @FAMA desde criança e um dos seus últimos projetos foi produzir um curta-metragem intitulado “Notas de Esperança: a Fanfarra FAMA” contando toda a trajetória da querida fanfarra, que hoje se tornou do município de Lagoa da Prata.

É atuante em apresentações e ações culturais como dançarina e bailarina, trabalhou com o artista plástico Heleno Nunes (China), palestrou na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, é membro do Coletivo Inconfidentes e também participou de projetos culturais como consultora e historiadora.

Ana se candidatou a vereadora por Lagoa da Prata com o propósito de fazer muito mais na área da educação, visando transformar as perspectivas educativas e socioeducativas, pela valorização e maior cuidado com a classe dos professores e professoras, pelo fomento da cultura que é tão importante para a formação de um povo e a promoção da qualidade de vida, por uma visão e valorização bem mais inclusiva e representativa de expressões plurais, de entender um patrimônio dinâmico e não tão erudito para preservarmos.

“Guardo comigo algo que aprendi em todos esses anos como professora, que de fato, a educação deve ser transformadora de pessoas, de cidadãos e cidadãs que reconheçam seu espaço no mundo, seu lugar na própria cidade e sua atuação importante para a comunidade. Sejamos atuantes e importantes em nossas próprias histórias”, informou Ana Ruth, em entrevista ao Sou+Lagoa.

Ana Ruth é candidata a vereadora por Lagoa da Prata pelo Partido Social Democrático (PSD), Coligação “Lagoa cada vez melhor (PSD, Republicanos, PP e PDT)”, e acredita que com a experiência e a atuação dela em locais fundamentais para a promoção do desenvolvimento social, junto da população e juventude, pode contribuir na construção de um lugar melhor para viver!

CNPJ CONTRATANTE:
56.646.954/0001-20

CNPJ CONTRATADO:
30.558.771/000-160

Redação