(Foto: acervo pessoal de Sérgio Monteiro)
Artista plástico e artesão lagopratense, leva sua arte para Espanha
Talento artístico que chegou na Europa!
Sérgio Monteiro de Castro artesão e artista plástico referência em entalhe geométrico em Lagoa da Prata, com destaque em todo o país, recentemente teve a oportunidade de mostrar sua arte em outro país!
O artista esteve na Espanha, em Córdoba, por todo mês de maio, fazendo parte de uma masterclass na ‘Escola de Arte Mateo Inurria’, onde teve a oportunidade de ensinar sua arte para dezenas de alunos. Na ocasião, Sérgio também esteve com a equipe de Cultura da cidade, firmando outras parcerias e a partir de fevereiro de 2025, deverá ministrar um novo curso, que será confirmado nos próximos meses.
A passagem de Sérgio pela Córdoba, Espanha, foi devido a um grande amigo, artista, que ele conheceu pela internet, chamado Ángel de la Guardia. Ele o hospedou por três semanas em sua casa, que era uma verdadeira galeria de arte. Através dele, Sérgio teve a oportunidade de conhecer alguns mestres e escritores na arte da madeira e da geometria: o Prof. José Alberto Reyes Martín, o Mestre Ángel María Martins López e o escritor de Alhambra, Mestre Manuel Martínez Vela.
“Esses contatos foram ricos em cultura e sabedoria sobre a arte espanhola e a arte geométrica árabe, proporcionando-me um intensivo de educação. A riqueza dessa viagem reside na oportunidade de agregar conhecimento de forma natural e na troca desinteressada de saberes. Córdoba é uma cidade espanhola na região da Andaluzia, com 350 mil habitantes, fundada no século VIII a.C.”, confirmou Sérgio, na entrevista ao Sou+.
O lagopratense que antes trabalhava como bancário, na adolescência, nas horas de lazer e descanso cultivava o gosto pela música e as artes industriais desenvolvido no Ginásio, cursado na Escola Técnica Federal de Minas Gerais (ETFMG), pelas artes plásticas e pela fotografia. Apesar do gosto pela leitura especializada, isso não o bastava, e o conhecimento adquirido a partir da experiência do fazer e construir são ainda hoje o que o instiga e motiva.
O talento de Sérgio é inconfundível. Que seus trabalhos possam alcançar cada vez mais pessoas, assim como tem sido no Brasil, Turquia, Portugal e agora na Espanha!