Dia Mundial do Turismo: o reconhecimento de Lagoa da Prata no mapa nacional e estadual

(Foto: Dener Ribeiro)

Dia Mundial do Turismo: o reconhecimento de Lagoa da Prata no mapa nacional e estadual

Na terça-feira (27) foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, e os lagopratenses têm o privilégio de viver em uma cidade que integra o mapa estadual e nacional do turismo.

Em dezembro de 2021, Lagoa da Prata retornou ao mapa estadual do turismo após quase dez anos fora da rota. Graças aos esforços da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal, nossa cidade volta a receber o apoio do Ministério do Turismo. 

A formalização no mapa estadual aconteceu durante a 1ª Mostra Turística e Cultural Grutas e Mar de Minas, que formalizou outros 12 municípios no Mapa do Turismo. Em agosto, a gestora do circuito visitou Lagoa da Prata para mapear os potenciais turísticos da cidade e desenvolver políticas públicas em torno dos mesmos.

Aproximar a cidade do apoio Estadual possibilita que o município receba destaque e uma melhor gestão de verbas para otimizar os incentivos ligados ao turismo, como geração de emprego e renda para a população.

Já em março deste ano, Lagoa da Prata foi reconhecida nacionalmente e passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que define a área trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo na orientação de políticas públicas a serem desenvolvidas para o turismo.

Em meio a esse reconhecimento, nossa cidade é reconhecida por diversos potenciais turísticos, como sua gastronomia, lazer e esporte, bem como o turismo de natureza e turismo de negócios.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Laiana Modesto, outros potenciais turísticos precisam ser desenvolvidos, como o turismo cultural.

“Lagoa da Prata é uma cidade plural, com diversos atrativos turísticos, como é o caso do turismo do entretenimento que já vem sendo desenvolvido há décadas, o turismo gastronômico, empresarial, o ecoturismo e o turismo rural que vem crescendo nos últimos anos. Porém, além destes atrativos, que estão sendo trabalhados através da execução e ampliação do nosso calendário cultural e de eventos, mapeamento de rotas em todo entorno do município, capacitações dos instrumentos turísticos, fomento na divulgação dos pontos turísticos, Lagoa da Prata nos dá oportunidade para desenvolver muitas outras áreas, é preciso crescer com o turismo cultural, ampliando opções voltadas ao teatro, cinema e literatura e incluir nas rotas de Lagoa da Prata o turismo que desperta o interesse na história patrimonial da nossa cidade”, ressaltou.

O caminho até esse reconhecimento e os passos a serem dados em seguida, se devem ao trabalho do Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, que segue trabalhando em materiais de divulgação veiculados com o objetivo de promover a nossa cidade – a página promocional de turismo, @visitelagoadaprata, possibilita que mais pessoas tenham acesso e conheçam a nossa cidade.  

“Neste ano, foi criado um material audiovisual oficial promocional que objetiva apresentar a nossa cidade e vendê-la turisticamente, que tem sido constantemente veiculado em eventos, cidades e meios de comunicação e que está disponível nas redes oficiais da Prefeitura. Também foi criada a marca promocional de Lagoa da Prata, com o objetivo de ser inserida em todo projeto de desenvolvimento turístico da cidade”, comentou Laiana.

A secretária reforçou a aprovação da lei municipal que intitula personalidades do nosso município como “embaixadores culturais e do turismo”, com o objetivo de fomentar parcerias e divulgar o nome da cidade para todo o país e mundo, através de pessoas que conquistaram a inserção de Lagoa da Prata como cidade turística. 

“O Conselho Municipal de Turismo, juntamente com a IGR Grutas e Mar de Minas, levantam ideias junto ao poder executivo para auxiliar no desenvolvimento turístico, e as coisas estão acontecendo. É notável que as movimentações no entorno da Praia de Minas tem crescido exponencialmente e já chamou a atenção da iniciativa privada, com a constante criação de novos empreendimentos turísticos na região, além de uma pujante participação da iniciativa popular na realização de diversos projetos que direto ou indiretamente são fundamentais para o desenvolvimento turístico”, finalizou.

Ana Isa