Kata e Kumite: Lagopratenses são destaque em Campeonato Brasileiro de Karatê

(Foto: Iago Junio/Arquivo Pessoal)

Kata e Kumite: Lagopratenses são destaque em Campeonato Brasileiro de Karatê

Entre os dias 16 e 18 de setembro aconteceu o 29º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos na cidade de São Paulo. Dois atletas lagopratenses competiram, Fabrício Modesto, que levou o sexto lugar entre 36 competidores, e Iago Junio, que levou o segundo lugar do pódio.

Foram avaliadas as modalidades kata e kumite. Fabrício, que tem 17 anos, ficou em sexto lugar no Kata e quinto no Kumite entre 36 atletas. Sua jornada até o campeonato aconteceu de forma totalmente independente, pois segundo ele, não houve apoio do município – fez duas baldeações para ida e volta, buscando a opção mais acessível para sua condição financeira.

Iago competiu na modalidade de Kata, entre 73 participantes, e no Kumite entre 52, e levou o pódio. O atleta confessou que a expectativa de receber a medalha era baixa.

“Cada pódio é uma sensação diferente. Não é o maior campeonato que eu já participei, eu já ganhei o brasileiro uma vez, já ganhei vice e bronze em vários campeonatos brasileiros. Esse foi um campeonato de superação, devido a quantidade de atletas que teve e o nível técnico de cada um”, contou.

O atleta também disse que já foi pódio nos campeonatos panamericano e sulamericano, representando Lagoa da Prata a níveis extraordinários. Sua trajetória no karate começou cedo, quando ainda era criança e treinava com o pai.

“Comecei com uns três anos de idade, com o meu pai. O meu pai sempre foi meu professor, até hoje quando a gente tem um tempinho a gente treina junto. Eu passei por vários professores, de Lagoa e região, mas da turma antiga só eu segui o caminho do karate. Minha família inteira é de karateca, mas o único que segue a linhagem até hoje sou eu e minha filha, que está crescendo para dar continuidade”, relatou.

 

O Sou+Lagoa parabeniza os atletas pela conquista. 

Ana Isa