‘Praia de Minas’ e esporte: ascensão do vôlei de praia em Lagoa da Prata

(Foto: Daniela Botinha/Arquivo Pessoal)

‘Praia de Minas’ e esporte: ascensão do vôlei de praia em Lagoa da Prata

Em 2022, um número cada vez maior de lagopratenses aderiu ao vôlei de praia como prática frequente. O esporte, que desenvolve a mobilidade, o equilíbrio e a coordenação, vem conquistando cada vez mais espaço na cidade, que é o “litoral de Minas”, e busca fomentar cada vez mais a prática esportiva.

O Sou+Lagoa conversou com Caio Branco, que é professor da modalidade e dá aulas

vôlei
(Foto: Caio Branco/Arquivo Pessoal)

desde o início de 2022, quando viu que o hobby, praticado com os amigos, poderia ser ensinado a outras pessoas. A população abraçou a ideia e as aulas têm sido um sucesso, de acordo com Caio. 

Hoje, a turma conta com 25 alunas, e continua aberta para novos integrantes. A modalidade é para iniciantes do nível l, mas qualquer pessoa pode jogar, desde que não tenha lesões.

“Quase ninguém praticava essa modalidade aqui na cidade, ainda mais utilizando a praia, ainda mais quando tudo está aliado para o bem-estar, sol, praia, esporte e diversão. Tem a só crescer, e conquistar a nossa cidade através desse esporte que é sensacional”, contou o professor.

As aulas acontecem todos os dias na Praia Municipal, a partir das 7h. A partir das 18h, os treinos acontecem na Arena Leko Futevôlei, localizada na Avenida Antenor Chagas Madeira, 125, Bairro Marília.

 

Daniela Botinha joga vôlei há mais de 30 anos e se aproximou do vôlei de praia há cerca de dois anos. 

“Devido à pandemia, a gente não estava podendo se reunir em quadra pra jogar, e aí quando foi voltando lentamente as coisas, a gente foi reunindo as duplas e brincando no vôlei de areia”, explicou.

Daniela disse que foi uma das principais incentivadoras do professor Caio, para que ele iniciasse as aulas com turmas mais estruturadas. 

“Hoje o vôlei de praia tem um impacto positivo imenso na minha vida, eu brinco que ele é minha terapia diária. O dia que eu não consigo treinar, parece que meu dia não rende. E eu me surpreendi muito ao me reencontrar no vôlei de praia, porque eu estou com 42 anos e voltei ao pique total. Já estou disputando campeonatos fora de Lagoa da Prata, vários campeonatos”. Ela contou ainda que, atualmente, disputa campeonatos ao lado da filha, de 19 anos.

A jogadora ainda deixou um incentivo para quem quer começar, e reforça o bem estar do esporte para o corpo e para a mente.

“Eu acho que quem tem vontade de jogar vôlei, tem que começar, mesmo aquele que nunca colocou a mão na bola. Nunca é tarde. Nós temos treinando conosco uma turma iniciante, temos o intermediário, a gente que já está jogando fora [da cidade]… a gente fica encantado de ver a evolução das meninas no dia a dia”, incentivou ela.

Sobre o campeonato, Daniela está com as expectativas altas. “Vai ser um campeonato maravilhoso, torço por todas as meninas que estarão jogando. Tenho certeza que vai ser um campeonato fantástico. Lagoa da Prata respira esporte, isso é muito interessante. Nós temos essa praia linda que tem que ser mais usufruída em relação à atividade física”, reforçou.

vôlei
(Foto: Caio Branco/Arquivo Pessoal)

Vem torneio aí 

No intuito de fomentar o esporte e trazer visibilidade, o 1º Torneio de Vôlei de Praia acontece na Praia Municipal, durante todo o dia e com a categoria mista de forma inédita. O torneio recebe o apoio da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Cultura e Turismo. 

As inscrições para o torneio ficam abertas até o dia 21 de setembro e qualquer pessoa pode se inscrever! Basta entrar em contato com o Caio, através do número (37) 99998-1452. A taxa de inscrição é de R$80 por dupla. 

Ana Isa