(Foto: Banco de Imagens Canva)
“Avança Lagoa”: Programa de capacitação e geração de empregos é lançado pela Prefeitura
A Prefeitura de Lagoa da Prata lançou, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o programa ‘Avança Lagoa’, que oferece cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas e tem o objetivo de capacitar 300 pessoas até 2023.
Com o objetivo de contribuir para a geração de empregos e crescimento das empresas locais, serão ofertados cursos nas seguintes áreas: empreendedorismo, recursos humanos, logística, segurança do trabalho, agrícola, TI, manutenção mecânica, eletricista industrial, soldador, costura industrial, Jovem Aprendiz Industrial e construção civil.
O Sou+Lagoa conversou com o secretário de desenvolvimento econômico Rogério Corgosinho, que falou sobre a criação do programa e seus objetivos. Ele explica que, sem qualificação, não há crescimento das empresas.
“O ‘Avança Lagoa’ foi projetado seguindo as diretrizes da gestão do prefeito Di-Giane, que é sempre pra gerar mais emprego, oportunidades e renda pras pessoas. Só que nós identificamos aqui na cidade um grande problema, que é a qualificação da mão de obra; em várias áreas, tanto na área industrial, na prestação de serviços, no comércio. Então, a gente pensou em lançar um programa que vai capacitar as pessoas para atender todos esses segmentos da economia local”, contou.
Sobre a estrutura do programa, Rogério detalhou sobre os cursos que serão lançados em breve e as vagas ofertadas.
“A gente vai lançar os primeiros cursos, que vão ser na área de logística e de RH, e nas próximas semanas a gente vai também publicar os editais do Jovem Aprendiz Industrial, que é uma parceria da Prefeitura com a FIEMG, Senai, juntamente com grandes indústrias aqui do município. A gente vai lançar em torno de 40 vagas para Jovem Aprendiz de eletromecânica, na área industrial, que é um grande ganho para a cidade, não tinha aqui por meio da escola do Senai”, explicou.
Outro objetivo importante dessas qualificações e ofertas de vaga, é atender a todas as áreas. Para isso, o secretário planeja novas contratações e uma melhora na estrutura de oferta de cursos, com a abertura de uma escola técnica.
“Nós vamos também, esse ano, [realizar] a contratação de cursos de qualificação na área de costura, elétrica, mecânica industrial. Para o ano que vem, nós também estamos planejando cursos para atender à construção civil, pedreiro e alvenaria, acabamento, bombeiro hidráulico, entre outros. Além também de já estarmos negociando com o Senac a possibilidade de uma escola técnica aqui em Lagoa da Prata“, finalizou Rogério.
As datas de inscrições para cada curso serão publicadas pela Prefeitura de forma separada para cada curso.