Grafiteiro de Lagoa da Prata e artistas venezuelanos são os autores da ‘street art’ na pista de skate

(Foto: @jv_nick/Reprodução da Internet)

Grafiteiro de Lagoa da Prata e artistas venezuelanos são os autores da ‘street art’ na pista de skate

O lagopratense Silas Candido e os artistas venezuelanos Glendy Di Giorgio e Christian Clemente são os autores da ‘street art’ que deixou a pista de skate bem irada – a obra no local próximo a Praia Municipal de Lagoa da Prata teve início no dia 27 de março e foi finalizada no dia 29 do mesmo mês.

Silas, ou Riso pela tag (assinatura que aparece próximo da arte no muro), divulga seu trabalho pelo Instagram @riso95_npn e Glendy e Christian pela página @caracolito_atelie, onde mostram seus trabalhos. O casal que é da Venezuela, veio para o Brasil em 2017 e em 2019 chegaram em Lagoa da Prata; no mesmo ano Glendy e Christian começaram a apresentar suas obras na Casa de Cultura em Campo Belo.

(Foto: @jv_nick/Reprodução da Internet)

A redação conversou com os autores da obra que contaram sobre a idealização da collab e sobre o que as pinturas representam.

Conforme Glendy e Christian, a pista foi escolhida como lugar para ocupar com a arte por ser um espaço público próximo de onde os eventos culturais de Lagoa da Prata acontecem e sobre a colaboração com Silas, eles disseram que foi a partir de um conjunto de ideias.

“No começo, combinamos fazer um painel juntos, mas não sabíamos a data e local. Mas em uma semana, Silas veio fazer um trabalho na cidade e logo concordamos em fazê-lo no skate park”, contaram.

O casal ainda falou que as figuras representadas no painel tem muito a ver com o cuidado e preservação da fauna e flora, e “além disso, simboliza o equilíbrio do ser (bola na cabeça) bem como a mãe natureza nos ensina. Também vamos ver um pouco da cultura raiz, por meio da música. Essas eram as ideias que surgiram naquele dia da execução”.

A cidade + colorida

(Foto: @caracolito_atelie/Arquivo pessoal)

De acordo com Glendy e Christian, para uma cidade mais colorida a partir da arte, é muito importante que haja o incentivo, “pois é através da arte que se criam os vínculos. Por exemplo, uma criança que passou alguns dias com o pai e expressou admiração e vontade em nos ajudar na execução da arte. Ficamos muito felizes com a presença dela até porque brincou com nosso filho que ele também assistiu aquele dia, o importante é aquela troca de ideias, incentivo e conhecimento”, declararam.

Silas Candido também falou com a redação do Sou+Lagoa e para ele, a importância de um trabalho artístico como o que fizeram na pista é “como um serviço àqueles que não têm acesso a arte, de modo geral, já que as pessoas não vão até a arte, levamos a arte até as pessoas. O grafite por ser uma arte na rua causa um grande impacto, chama atenção, faz refletir, ou simplesmente traz mais cor para a cidade para vida de alguém”, finalizou Silas.


Leia também: Grafiteiro de Lagoa da Prata é selecionado para festival “RB Graffiti” no Acre

“O grafite lá na Praia representa meu povo! O povo preto e sofrido”, diz artista lagopratense

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.