(Foto: Douglas Lima/Arquivo pessoal)
Grupo de ciclistas lagopratenses promove 6ª edição de ‘Bike Romaria’
Bárbara Félix
No dia 11 de outubro, um grupo ciclistas lagopratenses seguirá um percurso de 120 km de bicicleta até a cidade de Campos Altos, em romaria para celebrar o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que é comemorado no dia 12, por fiéis católicos.
O grupo “Bike Romaria Lagoa da Prata à Campos Altos”, promove a romaria ciclística há seis anos, em um ato de fé. Este ano, o pedal conta com 75 participantes de diversas cidades da região – são os organizadores, Douglas Lima, André e Jeferson Amaral.
Nesta sexta-feira (2), a redação falou com um dos organizadores, Douglas que contou um pouco mais sobre o trajeto de fé. “Nessa bike romaria, o nosso combustível é nossa fé, é o que nos move! Muitos vão pela fé, outros para pagarem promessas ou agradecer; cada um tem seu objetivo e muitos nunca fizeram um trajeto tão longo, a fé os ajuda a chegar até lá”, disse o organizador.
Ele ainda destacou que no ano passado ele foi e fez um pedido, e que este ano vai para agradecer a graça que recebeu. “No ano passado eu fui para fazer um pedido, meu sonho era ser pai e esse ano Deus me abençoou, e meu filho nascerá em breve. Estarei indo lá próximo ao dia de seu nascimento, então vou para agradecer”, declarou Douglas.
Trajetos e a emoção
O grupo da romaria de bikes sairá de Lagoa da Prata às 3h, e seguirão até Esteios, onde farão uma parada para lanchar. Em seguida, vão para Córrego Danta pela estrada de terra, onde ocorrerá a segunda parada e de lá, vão até a serra de Luz, onde farão a última parada para descansarem.
“Da serra, vamos para Campos Altos, e lá esperamos todos chegarem perto da Santa para agradecermos. O caminho é cheio de obstáculos, é um percurso muito longo e é difícil para ciclistas amadores. Mas é muito bom saber que ajudamos as pessoas promovendo este evento, pois muitas vezes querem ir, mas para ir sozinho pode ser que não consiga, e na romaria somos todos amigos, pessoas de várias cidades vão com a gente”, disse Douglas que ainda comentou que um morador de Arcos entrou em contato para ir com o pessoal da romaria, mesmo que as vagas já tenham acabado.
“Ele pediu para ir com a gente, só pela companhia, já nem temos nem mais camisas da romaria disponíveis, mas abrimos essa exceção para ele ir até lá para agradecer”, finalizou Douglas.
Para a volta para Lagoa da Prata, os romeiros contam com dois ônibus para trazê-los de volta, e um caminhão para as bikes.