Jovem lagopratense cria projeto para que pessoas negras possam contar suas histórias

Foto: Reprodução da Internet

Jovem lagopratense cria projeto para que pessoas negras possam contar suas histórias

“Com pequenos atos, mudamos o mundo”, disse Augusto Eufrásio, jovem lagopratense que criou um projeto no Instagram para que pessoas negras possam contar suas histórias.

Motivado pelos protestos em todo o mundo em razão das vidas perdidas e pelo movimento Black Lives Matter, da tradução Vidas Negras Importam, Augusto deu início ao Black Stories Matter, do português Histórias Negras Importam, com intuito de dar espaço às pessoas para que relatem anonimamente, ou não, casos de racismo que sofrem ou sofreram no passado – o jovem utilizou o Instagram para ser o canal de exposição das histórias; a conta foi criada na última terça-feira (2).

Segundo Augusto à redação do Sou+Lagoa, um dia antes de criar o projeto, quis contar a própria história em sua conta no Twitter junto com uma amiga, mas já era madruga então decidiu não fazer.  “Queria fazer uma publicação no Twitter,onde contaria um pouco sobre a minha vida, de situações que sofri preconceito por ser negro e até convidei uma amiga minha para irmos contando nossas histórias, um puxando o outro, com objetivo de incentivar as pessoas para lerem. Logo decidi convidar uma outra amiga para participar, mas ela não tinha Twitter, então tive a ideia de fazer este espaço no Instagram para que mais histórias pudessem ser contadas”, explicou.

Augusto ainda disse que além das histórias, pretende também dar dicas de filmes e informar os seguidores sobre racismo e preconceito.

“Com a página, pretendo fazer diversas publicações sobre racismo para que os seguidores possam entender, aprender, mudar e encontrar maneiras de ajudar a causa”. Ele completou alegando que a maioria das histórias que recebeu são casos ocorridos na infância. “A maioria relatou o que sofreu racismo quando eram crianças; vejo hoje que essas pessoas já superaram isso, mas muitas ainda sofrem. Muitas com medo, não contam o que sofrem e a página vem com esse intuito de ajudar a libertarem isso de dentro delas e mostrar que não estão sozinhas”, declarou Augusto.

O projeto Black Stories Matter está no Instagram  @black_stories_matter, e aqueles que quiserem relatar suas histórias, podem mandar uma mensagem direta na página ou entrar em contato com Augusto pelo WhatsApp através do número (37) 9809-8647.

Redação