Lagopratense Núbia Soares ganha competição de salto triplo na Espanha

(Foto: Olimpíada Todo Dia)

Lagopratense Núbia Soares ganha competição de salto triplo na Espanha

No último sábado (1), a atleta lagopratense Núbia Soares venceu a prova de salto triplo, onde saltou 13,54 m no Campeonato da Espanha de Clubes de Atletismo, a Copa Iberdrola para as mulheres e a Copa LaLiga para os homens, no Velódromo Luis Puig, que ocorreu em Valência, na Espanha.

Núbia competiu pelo FC Barcelona, e decidiu começar o ano pelas competições indoor, em busca de regularidade, depois de um longo tempo parada para se recuperar de uma tendinite em 2019. Núbia, que vive em Guadalajara e treina com o cubano Ivan Pedroso, que foi campeão olímpico como atleta em Sydney no ano de 2000, chegou a passar meses no Brasil fazendo fisioterapia e perdeu o Pan-Americano de Lima, no Peru, e o Mundial de Doha, no Catar.

“Esse problema no Tendão de Aquiles me deu um trabalhão. Eu tratei a tendinite praticamente o ano todo”, disse Núbia.

A saltadora, aliviada por competir sem dor, está em busca de ritmo de competição por bons resultados na temporada olímpica, já que o índice para o salto triplo é de 14,32 m.

Esta foi a sua segunda competição no inverno europeu – em 20 de janeiro, também pela Copa da Real Federação Espanhola de Atletismo, em Madrid, saltou 13,57 m.

Sua melhor marca pessoal ao ar livre é de 17 julho de 2018, quando conseguiu 14,69 m, feita em Sotteville-lès-Rouen, na França, sendo assim o recorde brasileiro. E sua melhor marca indoor é de 3 de março de 2018, em Birmingham, Grã-Bretanha, quando saltou 14,00 m. Em 2019 saltou pouco e tem como marca líder do Ranking Brasileiro um salto de 14,23 m, em Huelva, Espanha em 20 de junho.

Redação