Pinturas rupestres datadas entre 8 e 14 mil anos atrás são encontradas em Lagoa da Prata

(Foto: Bobby Teófilo)

Pinturas rupestres datadas entre 8 e 14 mil anos atrás são encontradas em Lagoa da Prata

Reportagem: Bárbara Félix

Se aventurando por terras lagopratenses, os desbravadores das relíquias Bobby Teófilo, Lucas Pio e Henrique Rocha encontraram pinturas rupestres em Lagoa da Prata na última segunda-feira (21).

A redação do Sou Mais Lagoa entrou em contato com um dos aventureiros para saber mais sobre a descoberta e conseguiu conversar com Bobby, que disse que ele e o colega de expedição, Lucas, já haviam ouvido falar do local das pinturas, mas não sabiam exatamente onde ficava. Mas sortudos que são, obtiveram uma ajudinha para achar.

“Saímos para procurar em várias matas da região, porém sem êxito, até que conheci o Henrique Rocha, que já tinha ido até às pinturas. Logo segunda-feira, saímos à procura de uma caverna e deste abrigo onde tem as pinturas rupestres. Após aproximadamente cinco horas de procura mata a dentro, nos deparamos com o abrigo”, contou Bobby.

Feliz e entusiasmado com a aventura, Bobby disse que desbravar o local e ver o abrigo foi algo incrível.

“No primeiro instante, me levei mentalmente ao período em que humanos estiveram ali, foi um momento de imaginação de como seria estar ali num período tão distante, sem tecnologia, vivendo da caça e da coleta, foi maravilhoso poder viver por um curto momento há 8 mil anos”, declarou o aventureiro.

O local

Ao ser questionado se o local do abrigo é de fácil acesso, Bobby Teófilo negou, alegando que pode acontecer depredações na área.

“O abrigo fica em uma região conhecida como Catingueiro. Não é de fácil acesso, e preferimos manter assim devido a depredação que pode acontecer, pois são pinturas datadas entre 8 mil e 14 mil anos de idade”, informou o aventureiro.

Finalizando, o lagopratense destacou que explorar estes lugares e trazer à tona o desconhecido ao público é algo indescritível.

“Fico tão eufórico quando encontramos algo desse nível que nem consigo dormir a noite. Penso em tudo que possa ter acontecido para humanos há 10 mil anos terem feito esses desenhos como nesse caso das pinturas, e fico feliz ao mesmo tempo por poder passar para as pessoas a riqueza histórica natural, no caso das cavernas de Lagoa da Prata, que é muito maior do que conhecemos. Um exemplo disso, é uma Caverna Pelítica que é a única catalogada no mundo até o momento e está em Lagoa da Prata, são coisas como essa que a maioria das pessoas nem imagina que poderia ter aqui, e nós vamos conseguindo mostrar isso para todos”, declarou Bobby.

Se liga!

Registrando tudo, Bobby que possui um canal no YouTube com suas aventuras, colocou o vídeo sobre o encontro do abrigo com as pinturas rupestres em Lagoa da Prata. Confira:

Redação