A data, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. (Foto: Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata)
Junho Violeta: Mês tem ações de conscientização da violência contra idosos em Lagoa
O mês de junho está chegando ao fim, mas ainda assim é preciso falar sobre a violência contra a pessoa idosa!
Sendo chamado de Junho Violeta, onde o objetivo é proteger os idosos contra a violência e priorizar a dignidade e respeito para com a pessoa idosa, em Lagoa da Prata diversas atividades em prol da Campanha de Combate a Violência Contra o Idoso foram realizadas.
As atividades começaram no último sábado (22), com uma blitz informativa na Avenida Brasil, e caminhada na Praça da Matriz na terça-feira (25), e finalizando a campanha, ações sociais foram feitas nesta quarta-feira (26).
O Sou Mais Lagoa conversou com a secretária da Assistência Social Caliméria Silva, que falou a respeito da importância do Junho Violeta e sobre as mobilizações que foram realizadas em Lagoa da Prata.
“Todos os dias, pessoas com mais de 60 anos sofrem algum tipo de violência seja física, psicológica, patrimonial ou de negligência. Ano passado foram registrados mais de 34 mil denúncias de violência contra idosos em Minas! Assim todos os municípios fazem atividades sociais para mobilizar toda a comunidade”, disse Caliméria.
A assistente social ressaltou que é importante trazer o assunto à tona e destacar o direito dos idosos não apenas em Lagoa da Prata, mas em todo o mundo.
“Realizamos ações foram para falar sobre esse tema que é pertinente. Lembrando que a grande parte a violência contra o idoso acontece no próprio familiar dele muitas vezes por amor e não consegue fazer a denúncia, então cabe a nós ficarmos atentos a essas questões e caso soubermos de alguma situação, deve ser feita a denuncia”, destacou.
Caliméria disse ainda que em caso de violência contra o idoso, deve-se acionar a Assistência Social através do Creas.
“Em Lagoa da Prata nós temos os grupos da melhor idade, para que os idosos possam interagir e se sentirem bem, então quem quiser participar desses grupos, nós temos o Cras no Bairro Gomes, no Bairro Chico Miranda e no Bairro Marília. É muito importante que a gente esteja atento a essas causas, não deixe de denunciar”, finalizou Caliméria.
Junho Violeta
A data, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.