Voluntárias promovem rifa para pagar tratamento de cadelinha resgatada em Lagoa da Prata

Para poder cobrir as despesas dos exames e cirurgias de Estrela, está sendo realizado um sorteio em prol da cadelinha. (Foto: Fernanda Meclher/Arquivo Pessoal)

Voluntárias promovem rifa para pagar tratamento de cadelinha resgatada em Lagoa da Prata

Bárbara Félix

Após perder os donos e ficar em estado de abandono, Estrela, uma cadelinha de 12 anos, foi resgatada pelo Setor de Zoonoses, com o apoio voluntário das Médicas Veterinárias Fernanda Meclher, Paloma Fonte e Damiana Alves e da estagiária Rúbia Amaral, a acolheu para tentar o suporte médico.

E fazendo jus ao nome, Estrela abrilhantou o Canil Municipal, pois conforme a veterinária Fernanda, a cadelinha é bastante alegre e carinhosa, apesar de todas as dificuldades que vem enfrentando.

De acordo a veterinária, Estrela chegou no final de janeiro ao canil, em estado vulnerável, depois de ter perdido os tutores.

“Ela ficou sozinha e abandonada na casa após a morte dos donos, assim fomos chamados para recolher ela, pois estava no cio e com um m aumento de volume na região abdominal, o qual suspeitamos a principio que fosse um tumor. Mas ao chegarmos no canil, fizemos a triagem e alguns testes, e constatamos que não era, e sim uma hérnia no intestino”, contou Fernanda.

Estrela chegou no final de janeiro ao Canil Municipal, em estado vulnerável, depois de ter perdido os tutores. (Foto: Fernanda Mechler/Arquivo Pessoal)

Com o diagnóstico, e percebendo que Estrela estava em sofrimento e com um desconforto muito grande, Fernanda disse que as voluntárias tomaram a decisão de fazerem a cirurgia e por conta própria, afinal, este tipo de procedimento não é custeado ou disponibilizado pelo Setor de Zoonoses.

“Conseguimos fazer os exames necessários e cirurgia na Vet Center, onde recebemos um desconto e pagamos um preço acessível por ser um atendimento solidário. A cirurgia foi feita neste mês de fevereiro, e foi muito complicada e quase a perdemos. Após a cirurgia, Estrela ficou internada por dois dias. Ela teve complicações com os pontos, iniciou um quadro de sepse e tivemos que mudar a medicação, reforçando vitaminas  e também foi feita uma segunda sutura, a qual deu deiscência de novo, então estamos tendo bastante cuidado na recuperação dela”, informou a veterinária.

Vem filhotinhos por aí?

Estrela se encontra em estado de recuperação pós-cirurgia. Está estável e em observação, afinal, segundo a veterinária Fernanda, além de ter passado pela intervenção, a cadelinha pode estar emprenhada.

“Estamos acompanhando ela para vermos sinais de gestação, pois quando fomos recolhê-la, nos falaram que ela havia cruzado com um cão que estava com ela. No ultrassom que fizemos e na cirurgia não foi possível ver por causa da hérnia, então nos resta esperar, porque por enquanto Estrela está bem debilitada”, disse Fernanda.

Para ajudar a custear o tratamento

Para poder cobrir as despesas dos exames e cirurgias de Estrela, está sendo realizado um sorteio em prol da cadelinha. Segundo a veterinária Fernanda, será sorteado uma caminha para cães, item doado pela Mimikim For Cats and Dogs.

“O somatório do valor ainda não nos foi passado, mas estamos prevendo algo acima dos R$ 700 pelos exames, ultrassom, cirurgia, medicamentos”, informou a veterinária.

(Foto: Fernanda Mechler/Arquivo Pessoal)

Para ajudar, interessados podem adquirir os bilhetes da rifa no valor de R$ 2 nos seguintes lugares em Lagoa da Prata:

– Prédio do Imac – em frente ao 100%,  Vida Animal, Pelos e Patas, Clínica Sigan, Fino Trato e na Garagem da Prefeitura.

O sorteio será realizado dia 15 de março pelo Instagram @catalp.mg.

“Estrela é uma idosinha guerreira, por sua arcada dentária podemos dizer que deve ter uns 12 anos. Agora, pós-cirurgia, nosso foco é terminar o tratamento, para que ela possa recuperar e assim ser adotada e acolhida”, finalizou Fernanda.

Redação