Você sabe o que é “Janeiro Branco”? Psicóloga lagopratense fala sobre a campanha voltada à saúde mental

(Foto: Canva Pro/Reprodução)

Você sabe o que é “Janeiro Branco”? Psicóloga lagopratense fala sobre a campanha voltada à saúde mental

Criada em 2014, o “Janeiro Branco” ainda é pouco conhecido pela população – a campanha foi fundada por psicólogos de Uberlândia e tem o objetivo de chamar atenção para questões da saúde mental e emocional das pessoas.

O mês de janeiro foi escolhido a partir da tradição de repensar escolhas e hábitos no primeiro mês do ano, e a enxergar tudo como uma “página em branco”.

(Foto: Gabriela Silva/Arquivo Pessoal)

Ao #soumaislagoa, a psicóloga Gabriela Silva explicou mais sobre essa campanha tão importante. Segundo ela, “Janeiro Branco” é dedicada a salientar a importância dos cuidados com a saúde mental, sendo o mês de janeiro escolhido justamente pelas pessoas estarem iniciando mais um ano e assim, levando-as a refletirem sobre suas prioridades.

“A campanha nos chama a atenção para priorizarmos nossa saúde mental, afinal, os índices de pessoas com ansiedade e depressão são altos e a compreensão e busca por tratamento ainda é uma dificuldade e tabu para muitos. Diversas questões podem acarretar no aumento da ansiedade e depressão. A falta de cuidado com a nossa saúde mental é o fator diretamente ligado a doenças emocionais, que se não tratadas corretamente podem acarretar em doenças físicas”, declarou Gabriela Silva, psicóloga lagopratense.

Cuidar da sua saúde mental é importante!

O Brasil já era declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo, com o maior índice de depressão em toda a América Latina – 12 milhões de pessoas são afetadas pela doença. Durante a pandemia, houve um aumento de 90% nos casos de depressão, segundo uma pesquisa da UERJ.

Felizmente, a busca por terapia e outros atendimentos psicológicos também aumentou. Em relação a 2015, a procura por atendimento foi três vezes maior no primeiro semestre de 2020. Segundo a Fepo Psicólogos, 73% das pessoas pretendem continuar fazendo terapia em 2022.

Sobre buscar um profissional para ajudar a cuidar da saúde mental, a psicóloga afirmou que, “inicialmente precisamos reconhecer quais os pontos em que estão nossas dificuldades e fraquezas, após reconhecê-los procurar ajuda profissional. A psicoterapia irá trabalhar diretamente com as emoções e dificuldades individuais, resultando em uma saúde mental em dia”, completou Gabriela.

A campanha possui um site oficial, sendo janeirobranco.com.br. Acesse! 

Ana Isa