(Foto: Cassia Caryne/Arquivo Pessoal)
“Vida Velha”: Lagopratense concorre à prêmio nacional de melhor poesia
A poeta lagopratense Cassia Caryne está participando do “Concurso de Melhor Poeta 2022 – Homenageado: Charles Baudelaire” pela editora Ed Viverarte. Com o seu poema “Vida Velha”, está concorrendo a um certificado e uma estátua de cerâmica. Para votar, basta curtir o card na página da editora Viverarte, no Facebook.
Cássia é formada em Psicologia pela Newton Paiva, Servidora Pública Federal aposentada, trabalhando atualmente com assessoria previdenciária. É membro da Academia Lagopratense de Letras (Acadelp) e da Academia de Letras e Artes de Arroio Grande – RS. Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb), escritora do Recanto das Letras e membro do BVIW. Coralista do Coral da Fundação Embaré e do Acadelp em Seresta. Também participou como atriz no curta-metragem ‘Um Poema a Gael”, do lagopratense Cristian Felipe.
“É preciso dizer que antes de ser escritora, fui uma leitora voraz. Esse foi o combustível para escrever, creio eu. Mas escrevo há uns dez anos. Tenho dois livros publicados e um no forno. Sussurros da Alma: crônicas e poemas, em parceria com minha mãe e Enlace de Letra e Cor, parceria com a aquarelista Lia Maria. Participei de algumas antologias. Entrevistei o italiano Richard Fox, [para a obra] De volta ao passado de Richard Fox [publicada em] e-book no Recanto das Letras”, contou a escritora, que foi convidada pela representante da editora, Michele Theodoro, para participar do concurso.
O poema apresentado por Cássia foi escrito a partir de uma reportagem sobre uma casa abandonada, encontrada na Irlanda, na qual todos os itens de quem viveu naquele lugar estavam praticamente intactos.
“Foi um negócio que mexeu tanto comigo, que eu fiquei pensando como a vida é breve, né? E ao mesmo tempo, como ela deixa marcas. Eu fiquei muito impressionada com a reportagem, achei muito bonito. Imediatamente, ao terminar de ler, eu compus esse poema”, relatou.
O concurso
O Prêmio de melhor Poeta 2022 — Charles Baudelaire é o evento literário que mais cresce em toda a lusofonia. O concurso tem como objetivo valorizar a arte literária e promover o surgimento de novos escritores.
Cada participante concorre ao prêmio de Melhor Poeta em 2022 através da página no Facebook da Editora Viverarte. A escolha é feita pelo público, a partir do poema mais curtido. Para a premiação, será feito um card com minibiografia, foto e texto. O resultado será postado também no Facebook, e serão classificados primeiro, segundo e terceiro lugar.
As inscrições acontecem até o dia 25 de novembro, e o escritor terá até cinco dias para enviar o texto após a confirmação. Há uma taxa de R$150 para se inscrever; o resultado será determinado no dia 20 de dezembro. Mais informações sobre o concurso podem ser adquiridas através da página oficial da editora.