(Foto: Banco de Imagens Canva)
Vacinação: Secretaria de Saúde fala sobre a importância da dose de reforço contra Covid-19
Ana Isa Moura
Após a conclusão do primeiro ciclo de vacinação contra o coronavírus, a população se prepara para receber a terceira dose do imunizante. No entanto, há uma pequena adesão a esta dose da vacina. Por isso, a equipe do Sou + Lagoa conversou com a Secretaria de Saúde, por meio da Assessoria de Comunicação, e buscou entender as principais objeções da população em relação à dose de reforço das vacinas contra a Covid-19.
“Percebe-se um número alto de não comparecimento na data correta. Diante do fato, faz-se necessário busca ativa por parte dos Agentes Comunitários de Saúde, Unidades de Saúde e divulgação com chamadas em redes sociais e em entrevistas aos meios de comunicação do município” afirmou a Secretaria, quando questionados sobre o fluxo de pessoas esperado para receber a dose e o fluxo que de fato compareceu.
Esse não comparecimento, acarretando uma baixa adesão à terceira dose da vacinação, tem motivos comuns. “Por esquecimento e por acreditarem que já estão protegidas.”
Quando questionados sobre os efeitos colaterais da terceira dose, o medo não foi descartado, mas a Secretaria de Saúde destacou que é uma preocupação natural. “Os números de efeitos colaterais são mínimos em relação à magnitude dos benefícios da vacina”, explicou.
Apesar do pouco índice de cidadãos se vacinando pela terceira vez, a Secretaria de Saúde não deixou de mencionar a importância de uma imunização completa. “É importante entender que as doses fazem parte de um esquema vacinal e para termos a proteção necessária, o esquema tem que ser completo”, disse.
Àqueles que ainda não sabem quem deve se vacinar, onde ou quando tomar a terceira dose, fiquem atentos às recomendações.
“Todas as pessoas acima de 12 anos que tomaram a vacina há quatro meses (devem tomar a 3ª dose). Temos 11 salas de vacina no município, sendo 10 nos PSFs e uma na Policlínica II. Todas as salas de vacina estão com doses disponíveis e equipes capacitadas para melhor atender, além de medidas seguras de higienização”, concluiu.
Em Lagoa da Prata, cerca de 4.210 pessoas receberam a terceira dose, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) – dados atualizados foram solicitados para a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assessoria de Comunicação, mas não obteve respostas até a publicação da reportagem.