Um incentivo à leitura! Jovens criam “clubinho do livro” em Lagoa da Prata

(Foto: Matheus Costa/Arquivo pessoal)

Um incentivo à leitura! Jovens criam “clubinho do livro” em Lagoa da Prata

Sentar, relaxar e ler é muito bom, mas é melhor ainda falar sobre as aventuras ou histórias de amor que constam nos mais diversos livros. E com objetivo de incentivar a leitura, cinco jovens leitores [e amigos], de Lagoa da Prata, formaram um “clubinho do livro” – o tal grupo não tem um nome e antes, era fechado para novos membros.

Os integrantes são leitores vorazes, sendo o escritor Matheus Costa, Lorrane Moura, Larissa Tayslane, Larissa Rezende e Marielle Silva

(Foto: Matheus Costa/Arquivo pessoal)

 

O Sou+Lagoa conversou com Matheus, que contou a respeito do “clubinho”. Segundo ele, tudo começou em uma Tarde Literária que ocorreu em na cidade. “Lá conheci várias pessoas,  como a Maria Clara, que está na capa do meu livro [De repente, Marquesa], e a Lorrane”, disse ele. 

O escritor ainda falou que se aproximou muito da Lorrane, e assim, começaram a conversar sobre leitura e autores preferidos. Mas além de Lorrane, Matheus começou a falar com Larissa.  

“Ela [Larissa] também gostava de ler, e já trocava livros, e falei pra Lorrane que ela iria gostar de uma amiga minha. Então criei um grupo no WhatsApp com nós três e assim começamos a interagir. Ficamos muito amigos, e em um dia combinamos de nos encontrar. Fomos na Praia, conversamos, fizemos piquenique. Aí a irmã da Lorrane também gosta de ler, e ela começou a fazer parte também, é um tempo depois, a gente sabia que a Marielle tinha um IG [Instagram] literário e convidamos ela”, disse.

Matheus ainda falou que o grupinho tenta sempre marcar encontros para todos irem. “O clubinho acabou se tornando uma necessidade nossa, de se encontrar para falar sobre livros, é bom até para socializar e fazemos muitas coisas! Vamos na Praia, nas casas uns dos outros. E também fazemos leituras coletivas, quando lança um livro novo e está ‘hypado’, e todo mundo do clubinho compra o livro para ler junto, em leituras semanais e colocamos a meta de 50 páginas por semana. E daí, tendo lido essas 50 páginas, a gente vai no Whats para comentar o que estamos achando, a opinião, como está sendo o livro”. 

(Foto: Matheus Costa/Arquivo pessoal)

O Sou+Lagoa também conversou com Lorrane, que faz parte do clubinho. Para ela, é onde trocam experiências literárias “incríveis”. 

“Nosso clube é bem eclético, então temos leitores de romance, suspense, clássicos e também de não ficção, acredito que seja por isso, que nós nos damos tão bem”, falou.

Sobre nossas discussões literárias, a leitora disse que geralmente são bem acaloradas, porque, de acordo com ela, nem sempre as opiniões se encaixam. “No fim, nós acabamos indicando ou até mesmo, emprestando um livro para algum integrante do clube. É uma energia muito boa”. 

Anteriormente, o “clubinho” era fechado, mas agora, os membros querem levar esse incentivo para outras pessoas. “Então abrimos o grupinho para mais pessoas, estamos abertos para conhecer mais pessoas apaixonadas por livros”.

Quer fazer parte? Entre em contato com  Matheus pelo WhatsApp com (37) 9803-4815.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.