(Foto: Aline Vilela/Arquivo Pessoal)
“Três tambores”: Conheça a pequena amazona lagopratense que pratica a prova com cavalos
A pequena lagopratense Maria Clara, pratica a prova dos três tambores com cavalos, e se destaca pelo desempenho nas provas – com apenas oito anos de idade, ela conduz o cavalo pelos obstáculos com maestria.
Em uma conversa com o Sou+Lagoa, Maria Clara, ao lado de sua mãe, Aline Vilela, contou sobre sua trajetória no esporte e os planos para as próximas competições.
“Tive contato com o esporte em 2019, e desde então eu comecei a praticar. Meu incentivo foi minha mãe, que trabalha com equinos e sempre me leva junto. Sou apaixonada desde bebê”, explicou. A mãe, que é veterinária, acabou influenciando essa paixão.
Maria Clara participou de sua primeira competição em março de 2020, logo antes da pandemia começar.
“Já participei de algumas competições, sendo que em algumas eu consegui alguns troféus. Não participo muito porque é um esporte caro, a despesa para manter meus cavalos sadios e bem treinados custa alto, e quando tem alguma competição sempre está longe de Lagoa da Prata. Com isso,tenho um custo ainda maior com transporte e alojamento, inscrições e outros. Mas sempre que possível, minha família faz questão de ajudar para eu participar”, explicou.
Maria já participou de três competições, nas cidades de Divinópolis, Moema e Nova Serrana. Conquistou alguns troféus, que exibe com orgulho em sua casa. “Mesmo com muitas dificuldades eu não desisto. Amo montar a cavalo e temos uma ótima ligação”, declarou.
O objetivo das provas é completar o circuito com o menor tempo possível e sem penalidades por derrubar algum tambor.
“Antes, minha égua e eu nos concentramos, rezamos e pedimos proteção! Para que tudo aconteça como desejo, eu e ela (minha égua) devemos estar em plena sintonia. Nas competições somos muito parecidas: ficamos ansiosas e nervosas, mas a cada evento é uma nova experiência diferente”, disse.
Maria Clara ainda contou que está treinando para uma temporada de competições que acontecerá em setembro, na região de Divinópolis. E compartilhou o interesse por uma nova modalidade: o laço.
“Quero continuar e poder me destacar muito ainda… e só saberemos se dará certo se formos, mas quando eu entro para competir eu só não quero errar! Além dos três tambores, agora também estou me arriscando no laço, e até fui convidada para participar de um circuito mineiro que também acontecerá na região de Divinópolis”, finalizou.
É muito talento, né? Acompanhe a Maria através das redes sociais!