Trazendo agilidade e praticidade na emissão, novo modelo de Carteira de Identidade chega a Lagoa da Prata

(Foto: Polícia Civil)

Trazendo agilidade e praticidade na emissão, novo modelo de Carteira de Identidade chega a Lagoa da Prata

A Delegacia de Polícia Civil passou a emitir o novo modelo de carteira de identidade, que é feito digitalmente. O registro é feito por identificação facial, dispensando o uso de foto 3×4 e carimbo da impressão digital. 

O processo promete ser mais ágil, e a carteira chegará para a pessoa através dos Correios. A dificuldade e demora na emissão do documento é um problema enfrentado pelos lagopratenses há muitos anos. A expectativa é que, com o novo modelo, a Delegacia consiga atender mais pessoas por dia e realizar mais emissões. 

“O sistema ABIS – Sistema Automático de Identificação Biométrica, além de trazer agilidade e conforto no momento do atendimento ao cidadão, viabiliza o reconhecimento facial de pessoas e identificação datiloscópica de forma rápida e segura. Assim, fotos ou imagens de criminosos em cenário de crime podem resultar em identificação. Da mesma forma, impressões digitais ou fragmentos de digitais em local de crime podem levar à identificação do autor de forma rápida e 100% confiável, quando o banco de dados for completo”, explicou o delegado Ivan José Lopes em depoimento.

A primeira emissão do novo modelo já foi realizada em Lagoa da Prata: Rosângela Peixoto de Morais teve sua identidade renovada para o digital. 

delegacia de polícia civil
Rosângela Peixoto de Morais foi a primeira pessoa a fazer o novo modelo de Carteira de Identidade em Lagoa da Prata. (Foto: Polícia Civil).

A carteira de identidade seguirá um padrão nacional e a emissão da primeira via continua sendo gratuita. A segunda via é gratuita em casos de furto e roubo recente, e para beneficiários de auxílios federais inscritos no CAD Único.

Ana Isa