Todo mundo pode participar! Aulas gratuitas de capoeira são ministradas em Lagoa da Prata

(Foto: Taynara Aquino/Arquivo)

Todo mundo pode participar! Aulas gratuitas de capoeira são ministradas em Lagoa da Prata

Lagoa da Prata segue sendo um polo cultural na região e agora recebe aulas de mais uma expressão cultural de essência puramente brasileira: a capoeira. Essa arte mistura elementos de artes marciais, dança e música, e representa a resistência afro-brasileira.

As aulas são ministradas por Lavínia Ribeiro, batizada na capoeira como Cigana e coordenadora do núcleo lagopratense do grupo de capoeira Afro-Minas. Cigana pratica capoeira há dez anos.

“Desde o primeiro contato que eu tive com a capoeira, ela sempre se fez presente na minha vida. Alguns problemas vieram a acontecer e a pessoa responsável por aplicar as aulas de capoeira acabou se afastando por motivos pessoais. Então, veio a proposta de seguir e avançar com esse projeto da capoeira aqui em Lagoa da Prata. Como foi algo que eu já era familiarizada, e também recebi muito incentivo e apoio dos Núcleos do grupo Afro-Minas, comecei a ministrar as aulas de capoeira em Lagoa da Prata”, contou.

Atualmente, as aulas acontecem na Associação Francisco de Assis (AFA) às segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h. 

“Qualquer pessoa pode participar, independente de idade, gênero… Todos são bem vindos, como gostamos de dizer. ‘A capoeira é para todos, assim como todos são para a capoeira’. Acreditamos na importância da cultura e da capoeira na sociedade, ela ensina valores como, a inclusão social, os valores da amizade, respeito e solidariedade”, explicou Cigana.

O grupo passou a receber o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo junto a Secretaria de Esportes.

“Estamos desenvolvendo um novo local para aplicar as aulas. A princípio estava sendo na quadra do Santa Helena aos sábados, mas haverá algumas mudanças devido alguns problemas na quadra, mas em breve teremos mais informações sobre”, finalizou ela.

Quer participar das aulas de capoeira? Procure o grupo na sede da AFA, localizada na Rua Dom Pedro II, número 1047; ou através do número 37 99834-0522. 

Ana Isa