Testagem em massa identifica 125 casos positivos de coronavírus em Lagoa da Prata

(Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata/Divulgação)

Testagem em massa identifica 125 casos positivos de coronavírus em Lagoa da Prata

Entre os dias 13 e 16 de abril, foi realizada em Lagoa da Prata a testagem em massa para covid-19 na população de idades entre 18 aos 65 anos – para realização da testagem foram adquiridos 10 mil testes pela Prefeitura Municipal.

Por meio de vídeo publicado na página oficial da Prefeitura, a secretária de Saúde, Margarete Borges, falou que cerca de 9.672 pessoas aderiram ao exame, e a partir da testagem foram identificados 125 casos positivos de coronavírus. A secretária ainda pediu que as pessoas cumpram o isolamento e falou sobre a taxa de transmissão na cidade, que de acordo com Margarete, varia entre 1.2.

(Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata/Divulgação)

“Às vezes a pessoa fala que é muito pouco ‘125 casos positivos’, mas estes casos estavam dentro do comércio, estavam trabalhando e autônomos prestando serviços nas casas das pessoas. Se essas pessoas cumprirem o isolamento, elas vão deixar de transmitir para 150 pessoas”, disse. 

A secretária ainda ressaltou que além dos 125 casos positivos a partir da testagem em massa na população, na última semana, dentro dos serviços de saúde, foram contabilizados 194 casos confirmados. “Foram muitas pessoas positivas nessa semana, e isso reforça que precisamos tomar os cuidados”, falou Margarete. 

Os números da testagem em massa ainda não foi completamente processado pelo e-SUS, portanto, ainda não consta no boletim da Vigilância Epidemiológica. De acordo com boletim do último domingo (18), Lagoa da Prata possui 3.853 casos confirmados desde o início da pandemia, 200 são ativos.

Flexibilização na cidade após a testagem em massa

Após a semana de testagem, a cidade decidiu flexibilizar nesta segunda-feira (19), impondo através do Decreto 094/2021, diversas medidas responsáveis para o comércio.

No vídeo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Corgosinho, falou que o decreto que entra em vigor nesta segunda-feira foi elaborado para conseguir trabalhar o equilíbrio entre a saúde e as atividades econômicas. 

“Elaboramos um decreto para a reabertura do comércio de forma muito responsável, então peço o apoio de todo comércio para que a gente possa cumprir esse decreto e com isso, ajudar na diminuição de casos do coronavírus”, falou o secretário. 


Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.