Acúmulo de gelo nas ruas e calçadas de Lagoa da Prata deixou moradores surpresos. (Foto: Rodrigo Manganelli/Arquivo Pessoal).
Temporal com granizos e fortes ventos surpreendem cidades de MG; veja fotos
Temporal com granizos e fortes ventos vêm surpreendendo moradores das cidades do Centro-Oeste de MG desde a última semana e os estragos estão sendo reparados até hoje. Em Arcos ocorreram às festas de Exposições no fim de semana, mas foram necessários esforços da equipe de produção para que o evento acontecesse. A estrutura foi bastante comprometida devido às intensas chuvas, inclusive na sexta-feira (3), dia em que a cantora Marília Mendonça comandou a noite, ela postou um vídeo na rede social Instagram informando sobre o ocorrido, mas garantindo que todas as medidas estavam sendo tomadas para que o show acontecesse. Ainda na cidade, os Bombeiros registram queda de árvores, alagamentos em vias públicas e casas foram destelhadas.
Em Lagoa da Prata o que chamou a atenção foram os granizos. O temporal durou cerca de 40 minutos e surpreendeu os moradores com a quantidade de gelo que ficou sobre as ruas, muitos imóveis da cidade e carros foram danificados.
Na noite desta segunda (6), em Pará de Minas o temporal de granizo e a ventania destelhou casas e derrubou árvores em pelo menos cinco bairros. Na manhã desta terça-feira (7), segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes se empenharam para retirar as árvores que caíram em vias públicas.
Também por causa da chuva o fornecimento de energia em algumas regiões da cidade foi interrompido.
A região metropolitana de Belo Horizonte também sofreu com o temporal de granizo na segunda-feira (6). Conforme a Defesa Civil, na região da Pampulha choveu 20 milímetros, mais que a média para o mês de agosto em Belo Horizonte, que é de 14,8 mm. Nas demais regiões da cidade choveu: no Barreiro 12 mm; Centro-Sul 11,4 mm; Leste 12,6 mm; Nordeste 4 mm; Noroeste 10,4 mm; Norte 1,2 mm; Oeste 10,8 mm. Em Venda Nova o órgão não registrou precipitação.
Na região
Em Pains, os Bombeiros informaram que choveu granizo por cerca de 30 minutos na sexta-feira (3). Um estabelecimento comercial teve o teto danificado pelas pedras de gelo, que chegaram a medir três centímetros. Ninguém ficou ferido.
Um trecho da BR-494, entre Carmo da Mata e Oliveira, também ficou tomado pelas pedras de granizo.
A situação ficou grave após o temporal em Carmópolis de Minas e, segundo a Prefeitura, o prejuízo chegou a R$ 9 milhões. Nesta segunda-feira (6), 2.500 alunos da rede municipal ficaram sem aulas e o município decretou no sábado (4) estado de calamidade pública após os estragados causados na sexta-feira (3). A Defesa Civil divulgou que vários imóveis foram destelhados, pedras do calçamento e asfalto de diversas ruas ficaram danificadas.
Galpões caíram e três casas foram afetadas diretamente pela forte enxurrada. O corpo de Bombeiros da cidade de Oliveira, que atende ao município próximo, informou que uma pessoa do sexo feminino, que não teve a idade revelada, foi arrastada pela enxurrada por cerca de 500 metros. Ela foi socorrida, e passou avaliação médica. O estado de saúde dela é estável, segundo os militares.
Aproximadamente 20 ruas estão intransitáveis no município. Algumas famílias que moram próximas a encostas foram orientadas a sair de casa, devido a risco de desabamento dos imóveis. A Câmara Municipal também foi atingida e partes do teto do primeiro andar desabaram.
Previsão do tempo
Para esta semana a previsão em Lagoa da Prata, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia é de ventos fracos e moderados. Tempo estável e sem chuvas.
Fotos do temporal com granizo em Lagoa da Prata