“Subidas intermináveis e descidas alucinantes”, conta atleta lagopratense que participou do desafio de 300 km

(Foto: Clarice Silva/Arquivo Pessoal)

“Subidas intermináveis e descidas alucinantes”, conta atleta lagopratense que participou do desafio de 300 km

Um percurso desafiador marcou a última sexta-feira (8) e o sábado (9) de 40 atletas de Lagoa da Prata e cidades da região Centro-Oeste MGde bike, eles participaram do “Desafio TPN Espartano 300km”, promovido pela Trilha para Novatos (TPN) de Lagoa da Prata.

Dos 40 atletas, 38 conseguiram concluir o desafio que durou 24 horas. Nesta terça-feira (12), o Sou+Lagoa conversou com Eduardo Bernardes, organizador, que falou sobre a realização do desafio, e com dois participantes que concluíram a trilha, Clarice Silva, de Bambuí, e com o lagopratense Douglas Morais, o Diruey.

De acordo com Eduardo, o desafio “foi show” e para 2023, já tem data marcada! Será no dia 1º de abril e os interessados podem entrar em contato pelo Instagram @tpnlagoadaprata ou pelo número (37) 9855-2521. E aí, você topa esse desafio?

A trilha de 300 km reuniu vários ciclistas da região, e entre eles, uma única mulher, Clarice, da cidade de Bambuí.

Aos 52 anos, a atleta fez a sua participação no “Desafio TPN Espartano 300km”. Para o Sou+, ela contou que o convite para participar partiu do organizador, Eduardo. A princípio, Clarice respondeu ao convite dizendo que ia pensar.

Clarice concluiu os 300 km. (Foto: Clarice Silva/Arquivo pessoal)

“Então conversei com meu marido, que é quem sempre pedala comigo, e ele me deu o maior incentivo. Aí começamos a fazer uns pedais mais longos no final de semana, com bastante subidas para ganhar mais resistência, pedalamos a noite toda sem dormir, e debaixo do sol forte do meio dia, para sentir como seria a reação do corpo com a privação do sono, as mudanças de temperatura e o cansaço extremo. Além do treinamento físico, tem também o lado psicológico; muitas vezes é nossa cabeça que nos derruba, o cérebro tem que se acostumar com o ritmo das pedaladas, para não acelerar muito, mas também não ficar muito lento”, contou a atleta.

Ela ainda comentou que há dois fatores importantes, sendo a alimentação e hidratação. “Você gasta muita energia e o corpo perde muita água e muitos sais, que precisam ser repostos constantemente”.

Clarice também apontou que o melhor durante o trajeto, foram os companheiros da aventura. “Foi com eles sofrendo, rindo e chorando. Nos motivamos mutuamente, a cada subida, a cada curva, a cada cidade que ia ficando para trás, víamos o nosso objetivo ir ficando mais próximo, até que finalmente concluímos. É difícil, é sofrido, mas é uma experiência de vida incrível, é uma alegria imensa alcançar o seu objetivo”, declarou.

A atleta falou que, aquelas que desejam participar devem ter objetivo e começar a treinar, mas “acima de tudo, não esqueça de levar Deus no coração e seus amigos com você. Sozinho sempre é mais difícil”.

Outro atleta que concluiu o desafio foi Douglas, o Diruey, que é de Lagoa da Prata. Ele participa do desafio há cinco anos, e conforme o atleta, sempre buscando alcançar o seu melhor.

Douglas e o organizador Eduardo. (Foto: Douglas Morais/Arquivo pessoal)

“Bater essa marca de 300 km dentro de 24 horas foi uma meta de grande satisfação, pois o treino foi intenso para chegar aos 300 km; passamos por muitos treinos de 100 km, 120 km, 150 km, 180 km, 200 km e 250 km. Noites sem dormir para preparar o psicológico, e ficamos no mínimo, 40 horas acordados”, contou.

Durante o desafio, Douglas comentou que enfrentou diversas situações, “uma parte por rodovia, estradas com muita poeira, valas, subidas intermináveis e descidas alucinantes e o sono no meio do trajeto foi um adversário à parte”.

Apesar de tudo, o desafio foi concluído, e mesmo com alguns obstáculos no caminho, a edição deste ano rendeu muitas histórias.

“Dá pra escrever um livro. [Essa] é a melhor parte deste desafio! Os novos amigos e conquista em grupo”, finalizou.


 

O Sou+Lagoa parabeniza todos os atletas que participaram do desafio!

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.