Sem engordar o bolso: Veja 6 dias para economizar nesta Páscoa

Chocolate é muito bom, mas se der para economizar é ainda melhor. (Foto: O Paraná)

Sem engordar o bolso: Veja 6 dias para economizar nesta Páscoa

A Páscoa é mais um momento para reunir os familiares e celebrar com alegria. Deste modo, o varejo aproveita a oportunidade para incentivar as compras e certamente garantir que todos saiam com as mãos cheias de ovos de chocolate e lembranças da data. E isso, infelizmente, leva muitas pessoas a gastarem mais do que elas podem.

Para não cair nas armadilhas em formato de ovos é preciso ter muita cautela, pesquisar e planejar as suas compras na Páscoa. Em uma rápida comparação, é possível perceber, por exemplo, que as barras e caixas de chocolate podem chegar a uma grande diferença de preços. Segundo a Proteste Associação de Consumidores, a caixa de bombons chega a ser 84% e o tablete 44% mais baratos do que os ovos de número 15, com pouco mais que 200g. Além disso, é possível conferir entre as opções de ovos de chocolate variações enormes de preço.

Mas com algumas poucas medidas, é possível economizar e ter uma comemoração alegre e deliciosa na data! Confira a seguir 6 dicas de como cortar gastos na Páscoa:

 

Não compre na última hora

Todos conhecem aquela regra que, quanto mais perto da data comemorativa, mais caras ficam as opções de chocolate. Por isso, para já ganhar tempo e principalmente poupar dinheiro, é necessário que você planeje tudo com antecedência.

Assim, é possível garantir que se lembre de todos os seus familiares e amigos, e consiga as opções mais baratas, planejando, pesquisando dentro dos estabelecimentos e fazendo comparações.

 

Saiba escolher além da marca

Nesta hora, lojas, confeitarias e mercados investem pesado na divulgação e em embalagens chamativas. Entretanto, é preciso que você saiba driblar toda esta situação e ponderar em suas escolhas. Uma boa dica para alcançar este objetivo é escolher três opções similares, mas de diferentes marcas.

Pode escolher um quesito, como tamanho, brindes, peso ou outro, e verificar quais marcas apresentam o melhor custo benefício. Somente dessa forma é que as escolhas serão as mais sensatas e não perderá tanto com a opção que decidiu levar.

 

Estipule um valor máximo para os seus gastos

As planilhas são ótimas ferramentas para alcançar os  objetivos financeiros. E, na Páscoa, elas também são boas aliadas para que consiga se organizar e não extrapolar nas compras. Elabore uma com todos os valores e opções que encontrou no mercado, some-os e descubra se o total de compras estão compatíveis com o orçamento.

Dessa forma, é possível, por exemplo, verificar se há a necessidade de substituir um ovo de chocolate por outro, incluir ou – infelizmente – excluir algum de seus presenteados, garantindo que as compras não saiam do limite pretendido.

 

Negocie quando possível

Além de planejar e pesquisar, é muito importante negociar. É difícil pechinchar em grandes hipermercados e lojas de e-commerce. Mas esta é uma opção que pode ser facilmente utilizada na hora de comprar os ovos de chocolate em pequenos estabelecimentos.

Por isso, na hora de fazer as compras, não hesite em barganhar e garantir descontos. Uma boa dica é propor pagamentos à vista e adquirir grandes quantidades. Dessa forma, os vendedores se sentirão mais atraídos pelos lances.

 

Economize nos chocolates

O ovo de chocolate recém-lançado, aquela grande embalagem, os brindes para as crianças, as marcas conhecidas: existem vários elementos que encarecem as guloseimas da Páscoa. Mas saiba que é fácil fugir do preço alto e comprar itens com qualidade, basta ser criativo!

O bombom preferido de muita gente virou um ovo para a Páscoa? Em vez de pagar mais, compre um pacote desses bombons, coloque-os em caixinhas, embrulhe-as com um papel com estampa de coelhinhos e pronto! Agora você tem diversas lembrancinhas de chocolate para presentear.

Outra dica para cortar gastos: quando for ao supermercado, não leve as crianças, pois elas são atraídas pelos personagens e embalagens dos ovos de Páscoa, sem mesmo saberem o sabor do chocolate. Além disso, a opção maior costuma chamar a atenção e nem sempre a necessidade de quem for presenteado ou a sua é esta. Um ovo de chocolate grande sai em conta quando é para ser dividido no almoço em família, com os amigos ou em outras ocasiões. Quando ele for destinado a uma pessoa, escolha as opções menores. A saúde e o bolso agradecem.

 

Faça seus próprios ovos de Páscoa

Se a sua paixão por chocolates é enorme, uma boa dica é utilizar a data para brincar e ter a Páscoa do seu jeito. Certamente, é possível fazer os seus próprios ovos e lembranças, e ainda garantir uma economia com esta atividade. Forminhas de plástico para ovos, barras de chocolates, nozes, frutas secas e demais itens para recheios são encontrados facilmente. Além disso, existem muitas ideias deliciosas para a confecção de seus ovos, basta pesquisar na internet.

 

Redação