Rotary Club de Lagoa da Prata promove testes de coronavírus em lares de idosos

218 testes foram realizados em Lagoa da Prata na segunda-feira (15). – Foto: Deinner Mamede/ Arquivo Pessoal

Rotary Club de Lagoa da Prata promove testes de coronavírus em lares de idosos

Reportagem: Bárbara Félix

Segunda-feira (15) em Lagoa da Prata foi dia de testagem em entidades que abrigam idosos no município – o Rotary Club de Lagoa da Prata – Princesa do Oeste realizou 218 testes de coronavírus em funcionários e residentes de asilos da cidade.

Foto: Deinner Mamede/ Arquivo Pessoal

A ação deve-se a parceria ao programa Corona Zero e Fundação Rotária; através da unificação, a equipe do Corona Zero se encarrega de fechar as parcerias com os laboratórios e a Fundação Rotária, juntamente com parceiros, financiam os custos dos testes e Equipamentos de Proteção Individual. Os testes estão sendo realizado em todo o Brasil por intermédio dos rotarys clubes de cada cidade.

Em Lagoa da Prata, foram testados 90 pessoas, entre funcionários e residentes, no Lar São Vicente. No Serviço de Obras Sociais (SOS) foram realizados 128 testes, sendo assim, 218 testes realizados nas entidades que abriga e cuida dos idosos do município.

Segundo Deinner Mamede, membro do Rotary Club, a testagem será realizadas apenas em asilos e instituições de longa permanência de idosos, visto que em pesquisas realizadas 20% dos óbitos nos outros países partiram dessas casas de apoio a idosos. Além disso, no Brasil, há cerca de 70 mil idosos residindo em asilos, e buscando minimizar esse impacto no Brasil, já começaram as testagens nos funcionários e residentes dessas entidades.

“Aqui em Lagoa da Prata serão testados somente nessas duas instituições mesmo, mais nós do Rotary já estamos providenciando testes para as cidades vizinhas que têm interesse e não têm Rotarys Clubs, a fim de conseguirmos ajudar o maior número de instituições de longa permanência de idosos”, contou Deinner.

O membro do Rotary Club de Lagoa da Prata ainda informou que os testes não foram os de testagem rápida, e sim os realizados com Swabs (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos), e foram enviados as amostras nesta terça-feira (16) para o laboratório Hermes Pardini para análise dos resultados. Ele também disse que os resultados serão enviados diretamente para o médico das instituições dentro de sete dias.

Por fim, Deinner destacou que, para o rotary, poder fazer esta ação em Lagoa da Prata é de grande satisfação. “Ter a oportunidade  de fornecer esses teste e ter a possibilidade de detectar antecipadamente esse vírus nos idosos de nossa cidade é uma satisfação enorme. Já que sabemos que, quanto antes detectado, maiores são as alternativas para cura dos pacientes. Apesar de que estamos na torcida de que todos os testados deem negativo”, finalizou.

Foto: Deinner Mamede/ Arquivo Pessoal

Redação