A mostra artesanal ‘Mãos da Apac’ foi desenvolvida pelo núcleo de psicologia do Projeto Casulo de Lagoa da Prata. (Foto:Secom)
Recuperandos da Apac exibem trabalhos em mostra artesanal neste sábado (14)
O Projeto Casulo de Lagoa da Prata através do núcleo de psicologia realiza neste sábado (14) a primeira mostra de artesanato ‘Mãos da Apac’, no Teatro Fausto Resende, o teatro da praia, de 7h até 12h.
A ação faz parte do projeto Conhecer Para Reconhecer e Promover, desenvolvido pelo núcleo de Psicologia do Projeto Casulo, que em 2019 criou diversas ações com a Apac de Lagoa da Prata com intuito de trabalhar alternativas para o processo de reinserção dos recuperandos na comunidade.
Conforme a idealizadora do Projeto Casulo, Cali Silva, esta ação vem da necessidade de estimular a reinserção social dos internos através do trabalho, uma vez que, segundo ela, nem todos possuem qualificação para serem inseridos no mercado de trabalho formal.
“Os recuperandos da Apac trabalham na confecção de artesanatos lá dentro, e estes eram vendidos apenas pelo núcleo familiar, que divulgavam o trabalho. Agora, o projeto desenvolvido pelo núcleo de psicologia objetivou esta mostra artesanal justamente para tentar profissionalizar e dar mais visibilidade a este trabalho desenvolvido por eles”, contou Cali.
A idealizadora ainda disse que com a venda dos artesanatos na mostra, o dinheiro arrecadado é repassado para o coordenador, este que encaminhará para o artesão que confeccionou.
“Como alguns como não tinham trabalho formal antes de serem internos, eles não possuem um beneficio, então as famílias passam por dificuldades. Assim, através da venda do artesanato na mostra, esperamos poder empoderar e fazer com que eles se sentam úteis”, finalizou.
Mãos da Apac
O projeto tem o intuito de divulgar os trabalhos feitos pelos recuperandos estimulando o empreendedorismo, trabalho em equipe, autonomia financeira, senso de responsabilidade, senso de resiliência e mentalidade positiva nas resoluções de conflitos.
Confira o perfil no Instagram do projeto @maosdaapac .