Projeto “Trivial Gastronômico”, do Hospital São Carlos de Lagoa da Prata, é destaque em hospitais da região

(Foto: Luciene Florinda/Arquivo pessoal)

Projeto “Trivial Gastronômico”, do Hospital São Carlos de Lagoa da Prata, é destaque em hospitais da região

Mudando o conceito de “comida de hospital” e proporcionando uma melhor experiência aos pacientes com um atendimento humanizado através do ato de servir pratos atrativos aos olhos e paladar, um projeto chamado “Trivial Gastronômico” foi implementado no Hospital São Carlos em 2018 pela nutricionista Luciene Florinda

Recentemente, o projeto foi apresentado no encontro “Cases de Sucesso”, no Hospital São João de Deus, em Divinópolis, sendo um destaque entre os hospitais da região.

(Foto: Luciene Florinda/Arquivo pessoal)

Ao Sou+Lagoa  e Jornal Cidade conversaram com Luciene, que contou sobre o projeto que se tornou referência. 

“O projeto ‘Trivial Gastronômico’ teve início em 2018, quando assumi a responsabilidade técnica em nutrição. Já era um desejo meu transformar e mudar o conceito de ‘comida de hospital’. Foi onde surgiu o nome, pois as preparações e cardápios são triviais, porém servidos de uma forma mais elaborada, com um conceito de gastronomia. Desde então a equipe aceitou o desafio e começamos a elaborar e servir para os pacientes os pratos atrativos aos olhos e paladar. Com isso conseguimos aguçar os sentidos e despertar o interesse em se alimentar dentro do hospital”, contou Luciene. 

A nutricionista ainda falou que diariamente a equipe recebe retorno positivo dos pacientes. 

“Está sendo muito gratificante para toda equipe, pacientes e seus familiares. Um atendimento humanizado e que explora emoção, afago, sentimentos, lembranças positivas de uma internação. Em um relato que posso dizer que é muito gratificante, prazeroso. É impressionante como podemos agradar com muito pouco. Pouco mesmo! Às vezes uma carinha feliz feita por cima de uma porção de arroz, causa uma sensação terapêutica e harmoniosa de um paciente. O que tenho a dizer é que somos felizes com esse trabalho. É uma motivação diária”, declarou. 

Projeto destaque

Luciene também contou que em 2019, o projeto participou do prêmio Core Federassantas, um concurso com o objetivo de divulgar projetos internos dos hospitais do estado de Minas Gerais. 

“Participamos com muito orgulho, porém não fomos os vencedores. Mas o simples fato de ter participado foi melhor do que ter ganhado. Foram projetos grandiosos de hospitais de grande porte. E nós estávamos ali, representando o Hospital São Carlos de Lagoa da Prata”, disse a nutricionista que completou  contando que após a pandemia, o projeto fez parte de uma votação para apresentar o projeto na microrregião, em Divinópolis, no Hospital São João de Deus.

(Foto: Luciene Florinda/Arquivo pessoal)

“Mais uma vez o Hospital São Carlos estava presente e dessa vez em destaque, devido ao projeto apresentado em 2018 e executado até hoje. Pude perceber que os projetos voltados para o atendimento humanizado estão mais valorizados, a população necessita desse atendimento diferenciado e carinhoso onde faz toda diferença. Realmente é um projeto que se destacou muito por causa do atendimento humanizado. Durante a apresentação em Divinópolis estiveram presentes representantes de outros hospitais. No outro dia houve a mesma reunião porém em Belo Horizonte. Foram divididas em macrorregiões. O palestrante membro da Federassantas, Dr João Baptista, nos citou como referência durante a palestra dele. Estamos sendo referência e motivação em outros hospitais”. 

A nutricionista destacou que devido ao projeto de sucesso executado no HSC, já foi solicitada nas redes sociais por profissionais de vários estados. “Esse é o meu objetivo. Ser multiplicadora e incentivo para outros hospitais e poder mudar o conceito, melhorar o atendimento, transformando em humanizado”, finalizou.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.