Projeto capacita voluntários para ajudar em ações sociais de Lagoa da Prata

O Projeto Casulo já possui cerca de 20 pessoas dispostas a ajudar e fazer o melhor para Lagoa da Prata.(Foto: Projeto Casulo/ Jornal Cidade).

Projeto capacita voluntários para ajudar em ações sociais de Lagoa da Prata

Ação social em prol do próximo faz um bem danado à sociedade, e pensando em uma população ativa e transformada, eis que surge o Projeto Casulo, que irá capacitar voluntários para ajudar nas ações sociais de Lagoa da Prata.

O Projeto Casulo, idealizado pela secretária de Assistência Social, Cali Silva, está em fase inicial, e está sendo criado para fomentar e capacitar pessoas que desejam ajudar nas instituições, sendo como um núcleo que organiza voluntários para serem direcionados de acordo com suas afinidades e habilidades aos lugares que precisam de ajuda, já que em Lagoa da Prata são diversas entidades sem fins lucrativos e que se esforçam cada dia mais para melhorar as condições de muitas pessoas na sociedade. Porém, ainda grande parte da população carece de ajuda, sendo atualmente mais de quatro mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Cali, a idealizadora do projeto, a proposta é articular estratégias com todos os setores da sociedade em busca de uma cidade transformada.

“Vi a necessidade de desenvolver um sistema integrado para captar voluntários e parceiros, pois muitas vezes percebi que a comunidade tem o desejo de contribuir, mas muitas vezes não sabe quem procurar ou o que fazer, e isso acaba gerando várias ações pulverizadas e até repetidas no município.  Assim com esse projeto,  será possível qualificar, motivar e informar esse pessoal, apontando onde estão as mazelas, os riscos e as vulnerabilidades”, declarou Cali.

Segundo Cali Silva, idealizadora do projeto, a proposta é articular estratégias com todos os setores da sociedade em busca de uma cidade transformada. (Foto: Cali Silva/ Arquivo Pessoal)

A idealizadora ainda comenta que todos os envolvidos estão trabalhando para disseminar a cultura do servir de forma ordenada e mais eficaz. A base da proposta é a escola de voluntariado, onde vão captar tanto pessoas físicas como empresas parceiras.

A data do lançamento oficial do projeto ainda não foi divulgada, mas tem previsão para o início de dezembro, e a equipe-base do Casulo já está desenvolvendo e pensando nas ações que vão contribuir para o bem da sociedade. O time do Projeto  Casulo já possui cerca de 20 pessoas dispostas a ajudar e fazer o melhor para Lagoa da Prata.

Redação