Relatórios para beatificação do Padre Libério chegam ao Vaticano

Relatórios para beatificação do Padre Libério chegam ao Vaticano

A Congregação Para a Causa dos Santos do Vaticano recebeu nesta quarta-feira (22) os primeiros documentos elaborados com o objetivo de tornar santo da Igreja Católica o padre mineiro Libério Rodrigues Moreira. De acordo com a Diocese de Divinópolis, o ato jurídico constitui o primeiro passo da etapa que pretende “reconhecer a heroicidade das virtudes do servo de Deus”.

O pedido pela beatificação do sacerdote foi encaminhado para o Vaticano em 1996, 16 anos após a morte do padre. O postulador diocesano Adelmo Sérgio Gomes explicou ao G1 que desde então várias pesquisas têm sido feitas sobre a vida do padre. “Toda a documentação que resultou desses estudos foi enviada ao Vaticano. A primeira etapa será a declaração de beatificação, que é o reconhecimento da heroicidade das virtudes dele. Essa etapa ocorre em quatro fases“, explicou.

padre liberoA primeira fase, realizada nesta quarta-feira, é a entrega dos atos de pesquisa. Os pacotes foram recebidos pelo monsenhor Giacomo Pappalardo, da Congregação. “Em seguida haverá a verificação da parte jurídica e técnica. Depois, a nomeação do relator. Em seguida, a concepção do positio“, detalhou Adelmo.

A segunda etapa é a convocação de um congresso de teólogos para que sejam verificadas as evidências listadas a favor da beatificação de Libério. A terceira é o reconhecimento de algum possível milagre. Por fim, o planejamento da beatificação e o procedimento em si. “Não é possível estimar quando o processo terminará, pois a duração varia de acordo com cada caso“, acrescentou Adelmo Gomes.

Confira mais informações no G1.

Redação