(Foto: Paróquia São Carlos Borromeu)
Paróquias de Lagoa da Prata retomam missas com presença de fiéis
Com a liberação para realização de cultos religiosos com a presença de fiéis em Lagoa da Prata, a partir do Decreto 094/2021 que entrou em vigor nesta segunda-feira (19), paróquias da cidade já começaram a divulgar os horários para os fiéis – para a retomada de celebrações, templos religiosos podem funcionar com capacidade máxima de 30% e devem seguir várias medidas de segurança contra a covid-19.
Na Paróquia São Carlos Borromeu, que está localizada no coração da cidade, as missas retomam na terça-feira (20). A recomendação da paróquia é que todos os fiéis façam o uso de máscara e álcool em gel, como determina o decreto. Os horários para celebrações semanais na terça, quarta e sexta são às 7h e 19h, na quinta-feira às 7h, 15h e 19h e no sábado às 7h.
Já as missas dominicais serão celebradas nos seguintes horários: no sábado às 19h na Matriz e no domingo, às 7h também na Matriz, às 9h no centro de eventos, às 10h30 e 16h na Matriz, às 17h no centro de eventos e às 18h e 20h na Matriz. A Assessoria de Comunicação da Paróquia São Carlos Borromeu ainda informou que a missa das 20h será transmitida pelo YouTube e que para participar das missas, os fiéis não vão precisar pegar senha, mas a entrada será por ordem de chegada.
Na Paróquia São Sebastião, as missas com presença dos fiéis retomam no sábado (24), com a celebração das 19h. Aos domingos, as missas seguem nos horários já existentes, às 7h, 10h e 19h. E conforme padre Almerindo Silveira, haverá também aos domingos, a celebração das 17h, para ter mais opções, e segundo ele, é preferencial que esse novo horário seja para os mais idosos.
A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe também começa com as celebrações presenciais na terça-feira (20) às 19h, na quarta às 19h, com a Missa da Comunidade, na quinta às 15h com exposição do Santíssimo Sacramento, 19h benção do Santíssimo Sacramento e 19h30 com missa com a Novena de Nossa Senhora de Guadalupe. Já na sexta, a missa é na comunidade rural Ponte de Pedra e Miranda às 19h, no sábado às 19h no centro de eventos e no domingo nos horários 07h30, 09h e 19h também no centro de eventos e 16h e 17h30 no Salão Imaculada Conceição.
A redação do Sou+Lagoa entrou em contato com a Paróquia São Francisco de Assis, que informou que os horários ainda não foram definidos.
Diocese de Luz
No início do mês de abril, a Diocese de Luz, que abrange Lagoa da Prata e outras 32 cidades, possui 49 paróquias e três Regiões Pastorais, emitiu um comunicado se posicionando contra a realização presencial dos cultos neste momento.
Conforme a nota, assinada pelo bispo diocesano de Luz, Dom José Aristeu Vieira e o padre e chanceler, Marcos Tiago da Silva, retornar com os cultos religiosos de forma presencial não seria uma atitude prudente e que as celebrações devem acontecer pelas redes sociais.
“Não somos obrigados por nenhuma lei, o espaço interior das nossas Igrejas é administrado por nós! Até se nos mandam abrir, mas em consciência não sintamos que seja oportuno e prudente, não celebraremos com presença de fiéis, apenas manteremos as Igrejas abertas e incentivando os fiéis a acompanharem as celebrações e os momentos de espiritualidade através das transmissões em mídias sociais, deixando sempre claro aos fiéis qual é a nossa posição e em que se fundamenta”, declararam os religiosos por meio da nota.
Ainda foi informado que, caso a situação dos municípios mudem, a Diocese deixará a cargo dos próprios padres que estão à frente das paróquias para decidirem pelo retorno das celebrações presenciais.