Foto: Carol Cássia/Arquivo pessoal
Pacientes internados por Covid-19 na UTI do Hospital São Carlos recebem visitas online
Reportagem: Bárbara Félix
Através da iniciativa da equipe de psicologia do Hospital São Carlos, pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a Covid-19 estão recebendo visitas virtuais de familiares e amigos.
Nesta quinta-feira (16), a redação do Sou+Lagoa conversou com a psicóloga Carol Cássia, que falou mais a respeito da visitação online. Segundo ela, antes havia dois horários de visitas na UTI do hospital, com limite de até oito pessoas, justamente por saberem a importância da participação da família e amigos durante os tratamentos, mas agora, em razão da pandemia, tiveram que mudar o estilo das visitas.
“Sempre prezamos pelas vistas presenciais, mas devido à pandemia e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, tivemos que rever esse conceito da visitação. Essas ‘visitas online’ nós já fazíamos mas era raro, somente em alguns casos. Agora tivemos que aderir para continuar o vínculo entre paciente e família, por sabermos da importância disso para o tratamento, para a preservação da saúde mental, e também para conseguirmos fazer que essas internações sejam menos traumáticas e com menos sofrimento, porque esse é nosso objetivo na humanização do serviço”, contou Carol.
A psicóloga ainda disse que neste momento em que os pacientes estão afastados dos familiares por causa do coronavírus, é essencial manter e fortalecer o vínculo, e a maneira que encontraram de fazer essa aproximação foi através das chamadas de vídeo.“Nosso hospital hoje só recebe pacientes com a Covid-19, e muitos pacientes não podem ficar com acompanhantes. Os que estão na UTI não podem ficar com celular, então realizamos as chamadas de vídeo. Nesse momento a tecnologia nos auxilia e é uma ferramenta muito importante para aproximar quem nesse momento precisa estar distante”, explicou.
As visitas online ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, após avaliação da psicóloga, mas de acordo com Carol, se houver alguma questão que pode ser importante ou que pode influenciar no tratamento do paciente, realiza as visitações fora dos dias programados. “É possível ver uma repercussão muito positiva através dessas visitas online, e é incrível como muda o ânimo do paciente, a disposição, e a capacidade de colaboração, porque com isso criamos um vínculo de confiança com a família com o paciente também. Além disso, tudo é facilitado quando preservamos a individualidade de cada um, ao olhamos para aquele paciente como se ele fosse único”, destacou Carol.
A psicóloga também ressaltou que o momento das chamadas de vídeo é importante para o paciente, e principalmente muito emocionante. “É na hora da internação, nesse momento difícil que percebemos a falta que a família faz. E nós vemos quando ligamos a felicidade e emoção dos pacientes, logo acabamos nos emocionamos. A emoção é mutua, pois nos envolvemos muito! É um momento importante para toda equipe e pacientes, não tem ninguém que não se sinta tocado”, declarou Carol, que completou falando que durante as chamadas de vídeo, fica presente para o caso do paciente ficar muito emocionado. “Faço questão de acompanhar as visitas e antes das ligações, faço meu atendimento, converso com paciente, faço orientações e preparo ele para aquele momento, pois queremos que ele receba da melhor forma possível essa ligação, para que venha colaborar com o tratamento”.
Momentos únicos
Por fim, Carol Cássia também falou sobre a emoção que sente ao poder proporcionar esses momentos únicos aos pacientes internados na UTI do Hospital São Carlos e como as visitas comovem a equipe de colaboradores.
“Acho que a felicidade do paciente, a emoção que ele sente ver os familiares, acaba transbordando e atinge toda a equipe, então é sempre muito bom e satisfatório saber que mesmo de forma singela, conseguimos colaborar para aquele dia ser menos angustiante, menos triste e cinzento, e sendo com mais alegria e emoção. Faz valer cada minuto de trabalho, e nós estamos trabalhando muito, mas ainda assim todos continuam ali. Cada vez que vemos um paciente sair bem, ou quando fazemos ele sorrir e conseguimos ver alguma melhora, é muito importante para nós. Esse é o retorno maior que poderíamos ter”, finalizou.