Imagem encaminhada para o Sou+Lagoa. (Foto: Marlon Santos)
“O tamanduá está bem e já foi encaminhado para soltura”, informa veterinário
Bárbara Félix
A redação do Sou+Lagoa recebeu imagem e vídeo de um tamanduá que circulou no Centro de Lagoa da Prata na madrugada de quarta-feira (16).
Assim, o Sou+ checou a procedência das imagens e conforme o sargento da Polícia Ambiental, Leonardo Ribeiro Borges, o Corpo de Bombeiros da cidade de Arcos foi acionado para ajudar na captura do ‘visitante’.
“Eles têm as ferramentas apropriadas para capturar esse tipo de animal que era de um tamanho considerável e como não temos tanta técnica poderíamos machucá-lo. Então o Corpo de Bombeiros se prontificou e compareceu ao local e fizemos o recolhimento do animal junto com o pessoal do Controle Epidemiológico, que disponibilizou um veículo para fazermos transporte e levamos ele para uma clínica veterinária”, informou o sargento.
A Vet Life foi a clínica onde que o tamanduá passou por cuidados e segundo o veterinário Bruno Malta, “o tamanduá está bem e já foi encaminhado para soltura sem demais observações médicas”, ele afirmou. O bichinho foi solto próximo a uma lagoa com mata.
A redação também falou com ambientalista Saulo de Castro que disse que o animal já “visitou” a cidade em outras ocasiões e acredita que “esse tamanduá é um que vive na região do Brejão, próximo ao Bairro Cidade Jardim, pois ele é sempre visto naquelas áreas”, contou Saulo. O ambientalista também explicou que é um animal que anda muito e por isso é bastante comum entrarem nas cidades. “Não foi por razão de nenhuma queimada ou algo do tipo, provavelmente esse animal entrou na cidade e é natural esse tipo de comportamento deles. No entanto, não é algo bom pois podem ser atropelados na cidade ou serem machucados por alguém”, ele destacou.
Veja o vídeo do tamanduá na cidade e o registro dele sendo solto em seu habitat: