Novo modelo de Carteira de Identidade deverá ser feito com agendamento prévio em Lagoa da Prata

(Foto: Polícia Civil)

Novo modelo de Carteira de Identidade deverá ser feito com agendamento prévio em Lagoa da Prata

Após alguns questionamentos, a equipe do Jornal Cidade e do Sou Mais Lagoa conversou com o delegado de Polícia Civil de Lagoa da Prata, Ivan José Lopes, para esclarecer como funcionará na prática a emissão de Carteira de Identidade no município. 

Adotando o novo modelo, a emissão promete ser mais rápida e desburocratizada. De acordo com o delegado, a demanda tem sido grande e houve a necessidade de se trabalhar com agendamento. 

“O agendamento deve ser presencial com número de CPF e ele acontece todos os dias. O meu propósito é criar um mecanismo eletrônico para esse agendamento remoto e de forma bastante transparente”, explicou.

Para fazer o agendamento basta procurar a Delegacia na Rua Espírito Santo, 836, Centro.

Novo modelo

O novo formato de Carteira de identidade que, segundo o delegado, garantirá mais agilidade no processo. “A Carteira de Identidade chegará para a pessoa em sua residência pelos Correios. O processo agora é digital, não tem a necessidade de sujar as mãos com tinta e também não é necessário levar fotografias”.

Em Lagoa da Prata, o novo sistema começou a funcionar no dia 30 de maio e a primeira pessoa a ser atendida foi a senhora Rosângela Peixoto de Morais, moradora do Bairro Chico Miranda. 

“O sistema ABIS – Sistema Automático de Identificação Biométrica, além de trazer agilidade e conforto no momento do atendimento ao cidadão, viabiliza o reconhecimento facial de pessoas e identificação datiloscópica de forma rápida e segura. Assim, fotos ou imagens de criminosos em cenário de crime podem resultar em identificação. Da mesma forma, impressões digitais ou fragmentos de digitais em local de crime podem levar à identificação do autor de forma rápida e 100% confiável, quando o banco de dados for completo”, explicou Lopes.

Ele ainda acrescentou que o novo formato da Carteira de Identidade segue um padrão nacional e explicou sobre a emissão da primeira e segunda via.

“A 1ª via da Carteira de Identidade continua gratuita para todas as pessoas. A 2ª via também é gratuita para pessoas hipossuficientes (aquelas beneficiárias de auxílios federais inscritas no CAD Único. Também é gratuita para 2ª via em casos de furto e roubo recente”, informou.

Bárbara Félix

http://soumaislagoa.com.br

Editora-chefe no Sou+Lagoa.